Quem procura, acha
Escrito por Lucas Rossi | Listado em Colunas, Dicas Testrálicas | Publicado em 29-10-2011
19
Fã de livros, assim como consumidores no geral, podem ter duas dificuldades no seu caminho: encontrar o que procuram, pois muitas vezes os produtos que desejam estão em falta ou disponíveis somente em outros locais, assim como o preço que muitas vezes pesa no nosso bolso. Francamente, um livro de literatura fantástica é muito caro. Dependendo da quantidade de páginas, encadernação e data de lançamento, não custam menos de R$30,00. O que ocorre se deve pela quantidade de impostos envolvendo a publicação: aquisição dos direitos autorais, dependendo do caso, a tradução, o volume, decisão da loja de quanto vale, dentre outros que eu poderia citar aqui que estão presentes no mercado editorial do Brasil.
Para que esses problemas sejam diminuídos, há soluções viáveis: os sebos, pequenas casas que vendem livros usados por preços muito baixos. Andando pelo centro de Porto Alegre, encontrei diversos locais parecidos em pontos que sempre passei, mas que nunca havia notado a sua presença. Há sebos específicos para livros, periódicos como revistas e jornais, discos musicais e cinematográficos, além dos que disponibilizam todos esses materiais de maneira bastante organizada. Encontrei a primeira edição brasileira de Harry Potter e a Pedra Filosofal na seção infanto-juvenil, livros baratos que precisava ler para a escola e o que mais me chamou a atenção: a versão norte-americana de Coração de Tinta (Inkheart), de Cornelia Funke, em capa dura, de estado novíssimo e sem nenhuma falha. Por quanto? R$ 8,00. Isso mesmo, oito reais! Fica a pergunta: “Quem foi o a pessoa louca que depositou essa preciosidade em um sebo?” Ninguém sabe quem, mas sim que algum indivíduo interessado ou que estava à procura completou um desejo, o que é uma boa maneira também de repassar o prazer de ler. Muitos têm produtos que não gostam e não usam mais e a melhor maneira é doando a quem realmente os quer.
Portanto, fica a dica para todos os fãs de qualquer literatura. Por que não fazer um passeio pela sua cidade e encontrar aquele livros que tanto quer? Há possibilidades de existir em algum sebo muito mais do que se espera, pois quem procura, acha.
Uma boa jornada a todos os leitores!