Diário CT: O Estigma do Feiticeiro Negro
Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 08-03-2013
3
Uma aventura fantástica repleta de magia. Assim creio que eu posso tenar definir O Estigma do Feiticeiro Negro, livro dos escritores Melaine Evarino e Miguel Carqueija, publicado pela Editora Ornitorrinco. A obra tem 300 páginas e é dividida em uma introdução, 26 capítulos e um epílogo.
A trama gira em torno de Gislaine, uma elfa que possui um dragão chamado Morte. Após o roubo equivocado de seu companheiro animal, ela acaba conhecendo um anão, um cavaleiro e um zumbi.
Na missão de fazer o bem prevalecer, eles se juntam para combater o mal, conhecendo novos seres e descobrindo um pouco sobre o passado de cada um durante a jornada.
A aventura é envolta de mistérios, buscas, viagens, segredos e revelações, e ainda com profecia, sacrifício, sequestro e batalha. Alguns objetos bem curiosos e interessantes aparecem ao longo do enredo, como o Espelho da Verdade e uma Bola de Cristal que cura.
Há muitos personagens na história, que variam entre humanos, com principes e princesas, nisei, ninjas, alquimistas, magos, índios e anões, e criaturas mágicas, como hobbits, bruxos, zumbis, globins, orcs, esqueletos, centauros, piratas, ciclopes, kobolds, ogros e duendes, alguns com papel mais ativos - e muito bem caracterizados -, e outros mais como coadjuvantes.
A diagramação é simples, com efeitos no início de cada novo capítulo. A narrativa, que mistura aventura com humor e suspense, possui muitas palavras incomuns e um tanto complexas para um livro classificado como infanto-juvenil. As ilustrações internas do volume são as mesmas da capa, apenas divididas pelos personagens, que são os protagonistas da trama.
Com uma boa dose de originalidade, cercada de detalhes e referências ao leitores mais atentos, os autores conseguem fazer de uma história que teria tudo para ser apenas mais uma aventura de mocinhos versus vilões em algo agradável e encantador. A fantasia em O Estigma do Feiticeiro Negro é natural, e a mescla de personagens diversifica o mundo paralelo onde as ações acontecem.