“Você já ouviu falar em Criptoanimais? Eles são fascinantes e misteriosos, lenda em que as pessoas deixam de acreditar há muito tempo. Serpentes marinhas, lulas gigantes, seres que vivem no fundo do lago, yetis, chupa-cabras - se você acha que eles não existem, pode estar enganado!”
Em Criptoanimais: O Último Yeti, de Alberto Melis, publicado pela Editora Fundamento, os irmãos Violet e Valiant Twist se mudaram recentemente para uma casa vitoriana chamada Red Castle em Londres, eles são filhos dos piratas do arco íris, famosos ecologistas ingleses, e têm como governanta Kiki, uma maori. É nesse cenário que se iniciam as aventuras do livro.
O que parecia a primeira visita da nova amiga de Violet, Shaila Rao, se transforma em uma aventura inesperada, isso porque eles recebem visitas de uma gato gordo e laranja que some em uma fumaça azulada, ao mesmo tempo sua casa é invadida por uma estranha vestida de homem.
Valiant Twist é o irmão mais novo, que apronta sempre, o que provoca a constante desconfiança da irmã quanto ao que diz. É um personagem curioso e corajoso, que se mostra disposto ao fantástico. Já sua irmã Violet é mais introspectiva, sente falta dos pais pelas suas constantes viagens e ainda não sabe qual seu lugar no mundo. Sua amiga Shaila é descente de indianos, e carrega um enorme amor pelos animais, faz de tudo para que estes não sofram.
A casa dos Twist possui uma torre onde se localizam três salas: a azul, a vermelha e a amarela, e Valiant estava as medindo e estudando quando descobre que em alguma parte da torre existe uma sala secreta. Mais uma vez o gato laranja surge deixa uma caixa para trás, e animado com as novidades Valiant procura pela irmã mostrando a caixa, e relatando sua descoberta sobre a sala secreta.
Ao abrir a caixa, há apenas um cartão com um site escrito: www.sos.criptoanimais.com, e em seu fundo falso uma chave. No site eles recebem um enigma que uma vez desvendado os leva para o porão da casa. Durante a visita conhecem a dupla de fantasmas, os blue entities, que convidam as três crianças para uma aventura. Os três viajantes, como foram chamados, foram escolhidos pelos seus talentos para ir ao Tibet descobrir porque o yeti, um dzu-teh está fora de seu habitat. Tendo em seu encalço uma organização chamada Raptor, do qual nada sabem!
Uma aventura infanto-juvenil que deixa no chinelo muitos livros de YA que se propõem a um mundo de fantasia. É repleta de mistérios que são desvendados pelo trio ao longo do curto livro. Perguntas como: Porque eles foram os escolhidos, Quais são poderes que Jeeves e Clarence disse que eles possuem, Quem são seus perseguidores, ocupam espaço com questões sobre o relacionamento dos irmãos Twist que se fortalece ao longo da trama, assim como a visão e compreensão que possuem dos pais ausentes.
Com uma excelente qualidade gráfica, repleto de ilustrações e com uma narrativa dentro do fantástico-maravilhoso, O Último Yeti vai agradar aos pequenos e aos grandes leitores. Mas a aventura não para por ai, a coleção Criptoanimais conta ainda com mais três livros já lançados no Brasil: O Segredo do lago Ness, A pérola do Dragão e A Magia do Unicórnio.