O Hobbit e o “excesso de realismo”

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 30-04-2012

2

A apresentação de Peter Jackson do material filmado a 48 quadros por segundo de O Hobbit causou estranheza e opiniões divididas na CinemaCon, convenção para exibidores que aconteceu em Las Vegas na última semana.

Um filme normal apresenta 24 quadros por segundo. Peter aposta no formato da mesma maneira que o colega de profissão James Cameron apostou no sucesso 3D em Avatar.

Os especialistas presentes no evento comentaram pós e contras da adaptação no estilo. Entre as vantagens, ciram que o 3D parecia ótimo, e os 48 quadros por segundo realmente diminuem o esforço para os olhos.

Já em contrapartida, afirmaram que o Hobbit apenas não parecia algo cinematográfico, mas TV em alta definição. Criticaram também a ausência da taxa de contraste: tudo parecia muito claro ou muito escuro. A maior preocupação foi a de que os 48 frames por segundo tornaram cada cena nítida demais, parecendo mais real. Ao invés de uma experiência cinematográfica imersiva, a Terra Média parecia filmada de uma encenação ao vivo, segundo alguns comentários.

O cineasta afirma que os puristas do cinema criticarão a ausência dos borrões de movimento, mas que muitos deles integram sua equipe - e todos estão agora convencidos da qualidade dos 48 quadros por segundo. “Acreditem, se quando o filme for lançado você tiver a opção de assisti-lo em um cinema capaz de projetar a 48 quadros, você deveria fazê-lo. É sensacional“.

A primeira parte de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit - An Unxpected Journey) - estreia em 14 de dezembro de 2012 e o segundo, The Hobbit - There and Back Again, em 13 de dezembro de 2013.

Fonte: Omelete

Diário CT: O Circo da Noite

Escrito por Emerson Marques | Listado em Diário CT | Publicado em 29-04-2012

2

Ambientado no universo circense, O Circo da Noite de Erin Morgenstern, é publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Cheio de magia e aventura, o livro é no mínimo envolvente.

Na trama temos como cenário o Circo da Noite, que com suas tendas listradas em preto e branco, recebe este nome por abrir ao cair da noite e fechar ao amanhecer. Em meio a todo este cenário temos os personagens Celia e Marco que são envolvidos em uma competição, ao qual nem mesmo eles sabem as consequências, treinados desde a infância para participar de um jogo arquitetado por seus temperamentais instrutores, logo depois os dois descobrem que apenas um deles sobreviverá.

Alheios ao terrível desfecho que os guarda, Celia e Marco encaram tudo não como uma competição, mas como uma maravilhosa parceria. Inocentes mergulham de cabeça no amor. Um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Misturando todos estes elementos na medida certa o Circo da Noite envolve o leitor logo em suas primeiras linhas, não há aquele que não terá a impressão de estar entrando de cabeça nas tendas do circo e viver toda a magia que o cenário propõe, e Erin não deixa nada a desejar neste aspecto, com o tipo de narrativa onde parece que seu autor viveu a história, trazendo uma ambientação minuciosa e bem convincente.

Porém nem em todos os aspectos a autora torna sua narrativa tão espetacular, aponto a forma não cronológica um ponto que me incomodou durante a leitura, cada capítulo possui local e data, o que às vezes faz com que voltemos alguns capítulos para certificar em qual data aconteceu tal fato. Mas nada que torne a história confusa. História que por muitas vezes carece de momentos de ações, elemento que poderia prender ainda mais o leitor.

Seus personagens saltam das páginas, com suas personalidades bem construídas e distintas eles se sobressaem. Mas os protagonistas pouco me cativaram na trama, mas outros como Bailey e os gêmeos Poppet e Widget ficaram marcados.

Não posso esquecer também de comentar o maravilhoso trabalho gráfico do livro, capa lindíssima desde a arte até os detalhes acrescentados e diagramação impecável. Com sua trama fascinante e, como disse antes, envolvente, o livro destaca-se por tal característica, trazendo uma narrativa que não se vê em todos os livros e um cenário não tão comum, o circo, o que me agradou demais.

Para ter um gostinho de toda esta atmosfera de magia da obra, não deixe de conferir o 1º capítulo aqui.

Leia o 1º capítulo do novo volume de “O Jovem Sherlock Holmes”

Escrito por Emerson Marques | Listado em CT News | Publicado em 28-04-2012

1

Depois de divulgar detalhes sobre o lançamento de “Parasita Vermelho”, segundo livro da série O Jovem Sherlock Holmes do autor Andrew Lane, a editora Intrínseca traz aos leitores o 1º capitulo da obra que chega às livrarias na segunda quinzena do próximo mês.

Confira:

.

Sherlock sempre soube que adultos guardam alguns segredos. Mas ele não contava em descobrir que o assassino mais famoso do mundo, supostamente morto, está na realidade escondido no interior da Inglaterra — e que seu próprio irmão tem mais a ver com o assunto do que deixa transparecer. Quando ninguém parece disposto a lhe contar a verdade, é necessário correr alguns riscos para descobri-la por si mesmo, e é assim que começa mais uma aventura sem igual para o jovem Sherlock Holmes.

Atravessando o oceano em direção à misteriosa América, Sherlock terá que se envolver em uma trama mortal, na qual o valor da vida é baixo, e a verdade tem um preço que poucas pessoas estão dispostas a pagar.

Featurette de ‘Sombras da Noite’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 27-04-2012

1

Sombras da Noite, a adaptação de Tim Burton ao cinema do seriado sessentista Dark Shadows, ganhou um featurette. O vídeo repassa a história dos vampiros - e diz que nunca houve um como Barnabas Collins.

Os destaques são a participação especial de um dos maiores Dráculas de todos os tempos, Christopher Lee, e do Barnabas original, Jonathan Frid. Veja:

Em Dark Shadows, novelão sobrenatural que o canal ABC exibiu nos EUA entre 1966 e 1971, acompanhamos a rotina da estranha família Collins, mudada quando Barnabas é despertado do seu caixão na cripta familiar. Mal suspeitam os Collins que Barnabas é um dos seus antepassados mais distantes, um vampiro de 175 anos que acorda sedento por sangue e morto de saudades do seu antigo amor, Josette.

No filme, ambientado em 1972, Johnny Depp interpreta Barnabas adulto e Thomas McDonell faz o personagem jovem, enquanto Michelle Pfeiffer vive a matriarca dos Collins, Elizabeth. Jackie Earle Haley, Bella Heathcote, Eva Green, Helena Bonham Carter, Jonny Lee Miller, Chloe Moretz e Gulliver McGrath também estão no elenco. A Warner Bros. lança o filme em 11 de maio nos EUA e em 22 de junho no Brasil.

Fonte: Omelete

Resultado da Promo: Contos de Meigan

Escrito por Emerson Marques | Listado em Promoção | Publicado em 26-04-2012

1

Sai agora o resultado da promo “Contos de Meigan” em parceria com as autoras Roberta Spindler e Oriana Comesanha, que dará ao vencedor um lindo kit com livro, marcador e pôster (veja aqui).

Impossibilitados de realizar o sorteio pelo site Sorteie.me já que o link utilizado pertence ao Migre.me, o sorteio da promo foi realizado pelo Random.org entre aqueles que comentaram na resenha por ordem. Lembrando que somente os mesmo teriam a possibilidade de vencer, porque comentar na resenha é regra da promo.

A vencedora é:

Luice Maia

.
Um e-mail será enviado para a ganhadora com a solicitação dos dados. O prazo para respostas é de 72 horas.

Parabéns a ela e agradecemos a todos que participaram!

Embarque nas Aventuras de Jack Brenin

Escrito por Emerson Marques | Listado em CT News | Publicado em 24-04-2012

3

A dica de hoje é uma aventura fantástica irresistível para qualquer leitor do gênero. Chega em breve às livrarias o primeiro volume da série As Aventuras de Jack Brenin, de Catherine Cooper. Intitulado A Noz de Ouro o livro será lançado ainda este mês pela Editora Bertrand Brasil.

Confira a sinopse:

  • A vida de Jack Brenin muda no momento em que ele encontra um objeto encantado no chão. Sem querer, acaba entrando numa aventura extraordinária por um mundo que ele pensava existir somente nos sonhos.
    .
    Nora, uma druidesa, e Elan, uma ninfa, são as novas vizinhas do jovem Jack. Após ficarem amigos, elas lhe contam tudo sobre a profecia do Eleito, que diz que o menino que for capaz de ver a noz de ouro poderá salvar hamadríade, a árvore de vida, que corre perigo. Na verdade, as florestas do mundo estão morrendo. Mas, se ele não é corajoso nem forte, como poderia ser o Eleito mencionado em uma antiga profecia?

Esse é apenas o início do vencedor do Brit Writers Awards 2010, A Noz de Ouro, primeiro volume da aclamada série de magia de Catherine Cooper.

Leia o 1º capítulo do livro aqui.

Dia Mundial do Livro! \o/

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Datas comemorativas | Publicado em 23-04-2012

4

No Dia Mundial do Livro, o Blog CT apresenta um vídeo chamado Birth of a Book - O Nascimento de um Livro -, que mostra como funciona o processo de criação de um livro segundo os seus métodos tradicionais de impressão:

Quem não gostaria de trabalhar numa gráfica assim depois de assistir ao vídeo? *-*

Diário CT: Sangue Quente

Escrito por Bruna Costenaro | Listado em Diário CT | Publicado em 22-04-2012

5

Eu nunca havia lido um livro de zumbis, e meu conhecimento a respeito de zumbis vem de irmãos fãs de Resident Evil, logo estou acostumada a zumbis burros e letais quando próximos. Mas em Sangue Quente, do autor Isaac Marion e publicado pela Editora Leya, isso tudo é bem diferente.

O mundo está destruído e os zumbis invadiram a Terra. R. é um zumbi que mora em um aeroporto abandonado com outros zumbis, seus dias são iguais: caçar os poucos humanos que sobreviveram se deliciando com seus cérebros e se divertir com a escada rolante quando a energia funciona. Ele não se lembra quem foi, seu nome ou qualquer coisa sobre sua vida. Até que em uma caçada ele conhece Julie, depois de impedir que seus colegas zumbis a matem.

R. leva Julie ao aeroporto e passa a protegê-la, ao mesmo tempo em que percebe que ele está diferente, algo está mudando, algo o impede de matá-la, por que? E para completar, depois de se alimentar do cérebro do namorado de Julie, passa a ter visões sobre a vida deste além do costume (é normal para os zumbis ter flashs da vida do dono do cérebro ao comer estes).

A trama é narrada em primeira pessoa na visão de R., mas quando ele tem visões, passa a narrar a história sob o ponto de vista de Perry, já que as visões são sobre a vida de Perry até sua morte (ponto positivo que faz com que a narração seja diferente). O livro é dividido em três passos, o primeiro passo: querer, o segundo passo: atacar, e terceiro: viver. Ao início de cada capítulo há uma gravura de uma parte do ser humano sob o ponto de vista interno.

Confesso que tive dificuldade em aceitar que um ser zumbi que tem o cérebro em estado de decomposição tenha narrado a trama com tamanho detalhes e raciocínio. Isso é um ponto negativo, mesmo que o fim do livro tenha um atenuante. Mesmo se tratando de um romance fantástico não me convenci da possibilidade que o final traz, ele vai contra a natureza humana.

E como não se trata de nenhum feitiço aceitar o fim com uma explicação natural não me desceu. Entretanto a explicação dada pelo autor para a onda de zumbis é boa, na verdade o livro possui uma veia crítica grande, questionando o modo de vida vigente e nos fazendo pensar a respeito, e foi isso que me prendeu ao livro. E é o que eu mais gostei dele.

R., o zumbi, é um ser que questiona tudo que lhe é passado, desde o momento que tem uma luz de inteligência a agarra. Ele procura não só defender Julie como curar o mundo. É encantador ver como ele se apaixona pelas pequenas coisas do dia-a-dia e como desenvolve o amor por Julie.

Julie, é uma sobrevivente, já passou por muitas perdas, o que a tornou uma adolescente forte e madura, que não tem medo de enfrentar uma orla de zumbis se preciso for ou a paixão que sente por R. mesmo que ele ofereça risco a sua vida. É uma mulher em corpo de adolescente.

Se você conseguir esquecer o fato de o protagonista ser um zumbi inteligente, Sangue Quente vale a leitura, não é um must read, mas oferece diversão e um pouco de pulgas atrás das orelhas. Logo o romance terá sua adaptação nos cinemas, a trama chega aos cinemas americanos em agosto deste ano.

Decidido diretor de ‘Em Chamas’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 21-04-2012

1

O estúdio Lionsgate bateu o martelo e decidiu o diretor da sequência de Jogos Vorazes: o escolhido é Francis Lawrence, de “Água para Elefantes” e “Eu Sou a Lenda”. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Lawrence disputava o cargo com Bennett Miller, de “O Homem que Mudou o Jogo”. Segundo o site, os dois diretores se encontraram com representantes do estúdio na quinta (19).

Miller está trabalhando no filme “Foxcatcher” e tinha, por isso, menos disponibilidade que Lawrence. Como a data de lançamento da adaptação de Em Chamas - segundo livro da trilogia de Suzanne Collins - foi marcada para 22 de novembro de 2013, o cronograma está apertado.

A protagonista de Jogos Vorazes, Jennifer Lawrence, deve ainda gravar em janeiro uma continuação para o filme X-Men: Primeira Classe.

Fonte: Folha Ilustrada

Aventure-se pelas ‘Ruas Estranhas’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 20-04-2012

2

O selo Fantasy - Casa da Palavra, da Editora Leya e coordenado pelo escritor Raphael Draccon, já tem o seu próximo lançamento: Ruas Estranhas, editado pelo best-seller George R. R. Martin e por Gardner Dozois.

A obra é uma coleção de 16 histórias fantásticas urbanas em que os editores reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris da série True Blood, Conn Iggulden, Glen Cook, Patricia Briggs, Diana Gabaldon e outros autores de destaque.

Nessas histórias nascidas da imaginação de escritores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos.

Cuidado! O perigo está ao final de cada esquina.

As ‘Almas Seladas’ de Israel

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 19-04-2012

1

O livro Almas Seladas é o primeiro volume da série Algoritmos Sagrados, do escritor paulistano graduado em Nutrição M. L. Pontes, que será publicado em breve pela Editora MODO. O Blog CT conversou com o autor e ele nos contou algumas curiosidades sobre a sua produção.

Segundo ele, a saga é uma série de cinco livros foi escrita no mesmo período que segue sua cronologia, de 2008 a 2012. “A primeira obra, Almas Seladas, descreve o amor entre duas metades, opostas por um destino desconhecido. O foco da história tem base nas probabilidades dos eventos, ou seja, sorte e azar realmente existem? E se existem, pode haver no mundo alguém predestinado à dor e outro ao regozijo em seu íntimo estado. E qual seria a probabilidade deles se encontrarem? O amor entre a tristeza e a felicidade poderia ser possível?“, explica.

O autor afirma que a série explora os enigmas do povo de Israel, os mais antigos e profundos segredos das forças que, em nosso cotidiano, influenciam nossos caminhos. “O livro surgiu da ideia de mostrar ao mundo uma nova face da verdade, que foi apagada pelas igrejas. Muito se discute sobre forças ocultas em rodas de amigos e familiares, o que é o bem e o mal? Talvez, minha maior intenção seja revelar minha opinião através dos meus vinte anos de pesquisa e, quem sabe, revelar uma luz na escuridão“, diz. Leia abaixo uma sinopse da obra:

No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas, morrem em acidentes bizarros, e a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados.

Acompanhe as novidades sobre a obra aqui pela sua página no facebook.

Começa a busca de WondLa…

Escrito por Emerson Marques | Listado em CT News | Publicado em 19-04-2012

3

A Editora Intrínseca divulgou detalhes da edição Brasileira da obra de Tony DiTerlizzi, que recebe o titulo de Em Busca de WondLa e chega as livrarias no dia 23 deste mês (abril).

A capa é anunciada e o 1º capítulo já está online, onde podemos ver a belíssima diagramação e ilustrações que o livro recebe, veja:

.

O primeiro volume da série WondLa conta a história de Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”.

A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Novo livro de Rowling em setembro

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 18-04-2012

6

Em fevereiro, foi anunciado o novo livro de J. K. Rowling, a renomada autora da série Harry Potter. Na última semana, ela finalmente revelou a sinopse, título e data de lançamento de seu próximo livro, voltado ao público adulto.

A obra The Casual Vacancy (A Vaga Casual, em tradução livre), de acordo com sua sinopse, é algo bem mais focado na política de pessoas comuns e no relacionamento de ódio e inveja de uma cidade pequena. Confira abaixo a sinopse:

Quando Barry Fairweather morre inesperadamente ao seus quarenta anos, a pequena cidade de Pagford fica em choque. Pagford é, aparentemente, uma idílica cidade inglesa com uma praça de mercado de paralelepípedos e uma antiga abadia, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com seus maridos, professores em guerra com seus pupilos… Pagford não é o que parece ser. E o assento vazio deixado por Barry no conselho municipal logo se torna o catalisador para a maior guerra que a cidade já viu. Quem triunfará em uma eleição repleta de duplicidade, paixão e revelações inesperadas?

Em 27 de setembro de 2012, o livro será lançado em versão física de capadura, eBook e audibook para download e em CD. Será que o Brasil vai ganhar o livro na mesma data de lançamento?

Fonte: Jovem Nerd

Ela está ‘Apanhando Amoras’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 18-04-2012

1

O livro da vez é Apanhando Amoras, do mineiro Valdir Oscar Ferreira. O autor trabalha como dentista e é acadêmico de Letras. Em conversa rápida com a Equipe CT por e-mail, ele nos conta alguns detalhes interessantes de sua obra, que será lançada muito em breve pela Editora MODO.

O escritor comenta que a obra surgiu já há algum tempo, depois de uma conversa com uma paciente. “Ela contou-me que a filha de 15 anos fugiu de casa depois de uma desilusão amorosa e que nunca mais voltou para casa ou deu noticias. Isso de certa forma tocou-me e fiquei imaginando o que poderia ter acontecido com a menina“.

A partir daí ele tentou reconstituir sua trajetória de vida e assim surgiu essa estória que acredita é a de muitas garotas do interior do Brasil. “O titulo representa a inocência e a pureza com que eu retrato Clarisse, a protagonista, ainda morando com a mãe e apaixonada“, explica.

Na medida em que avança a estória e que ela vai se tornando adulta e, concomitantemente, vai perdendo essa inocência e se tornando uma mulher madura, porém com terríveis conflitos internos. “Esses conflitos e mais alguns fatores externos importante para a o enredo acabam por levá-la a tomar uma decisão drástica“, afirma o autor. Leia a seguir a sinopse do livro:

Clarisse, uma jovem sem maldade, aos 16 anos se apaixona profunda e prematuramente por Marcelo, um moço da cidade, que por puro capricho decide seduzi-la. Eduardo, um psiquiatra angustiado por conflitos profissionais e conjugais, será uma peça importante no desenlace da história de Clarisse mesmo sem conhecê-la.

Atormentado por visões e sonhos onde vê uma jovem com um bebê, tentando se jogar de uma ponte. Acredita conseguir mudar o destino desta jovem, empreendendo uma jornada em busca de informações sobre sua real existência. Ao mesmo tempo em que tenta dar sentido à sua própria vida. Até que ponto a história de Clarisse é real para Eduardo? Conseguirá ele salvá-la de seu destino ou tudo não passa de um simples pesadelo.

Acesse aqui a página do livro no Skoob.

Resultado da Promo: Malditos

Escrito por Emerson Marques | Listado em Promoção | Publicado em 17-04-2012

0

Apresentamos agora o resultado da promoção com o livro Malditos, em parceria com o autor J. Henrique, que dará ao vencedor um exemplar de sua obra!

A sortuda desta vez foi:

Potterhead ∞

@Greicy_Arboith

Link do sorteio: https://beta.sorteie.me/r/rql

Pedimos à vencedora que envie um e-mail com seu nome e seu endereço completos para o e-mail [email protected] no prazo de 72h. Caso isso não ocorra, realizaremos novo sorteio.

Parabéns a ela e agradecemos a todos que participaram!