Trailer da animação Frankenweenie

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 30-06-2012

0

Foi liberado um novo trailer de Frankenweenie, animação dirigida por Tim Burton, realizada em preto e branco e em stop motion. O vídeo mostra o estilo visual gótico, que é uma marca registrada de Burton, além de um senso de humor peculiar e personagens bizarros. Assista:

O filme, que faz uma paródia do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, contará a história de Victor, um garoto que decide tentar trazer o seu falecido cachorro de volta à vida no melhor estilo Frankenstein. Ele tenta esconder sua criação, mas quando Sparky, o animal, sai de dentro da sua casa, os colegas de sala de Victor, os professores e toda sua cidade aprendem que uma “nova vida” poderá ser monstruosa.

O elenco de vozes é formado por Martin Short, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Martin Landau. O roteiro é de John August e a trilha sonora de Danny Elfman. Frankenweeine está marcado para estrear no dia 05 de outubro nos EUA. A estreia no Brasil ainda não ganhou uma data oficial.

Fonte: Cinema com Rapadura

Lista Now BR: A trágica escolha de Lupicínio João

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Lista Now BR | Publicado em 29-06-2012

0

A Editora Scipione está lançando o livro juvenil A trágica escolha de Lupicínio João, sobre os dilemas de um jovem entre a decisão de ser humano ou lobisomem, da escritora goiana Maria José Silveira. Dias antes de completar 13 anos, Lupicínio João descobre que herdou de seu avô materno uma característica genética extraordinária que pode mudar para sempre sua vida. Aceitar ou negar seu destino?

Escrito em tom confessional – característica do gênero gótico –, a narrativa em primeira pessoa se reveza entre o pai, Conrado; a mãe, Milva; a irmã, Daphne, e ele, Lupicínio João, dividida em seções ao longo das 128 páginas da obra. Essa alternância de pontos de vista torna ainda mais instigante o mistério que envolve a vida do garoto Lupi.

A história começa com a mãe dando à luz o menino João. Após o êxtase do nascimento, corajosamente, ela levanta o bracinho do bebê e depara-se com a risca vermelho-rubi debaixo da pequena axila. Milva tem então a certeza de que a herança de seu pai estava no DNA de seu filho. Na adolescência, os primeiros sinais da transformação aparecem e toda a família tem de se unir para enfrentar o desafio.

Sob a ótica dos quatro personagens – a mãe, o pai, Lupicínio e a irmã –, a autora discorre de forma envolvente, fluida e instigante, sobre questões importantes ligadas à adolescência. Como sugere Heloisa Prieto, na orelha do livro, os leitores são desafiados a experimentar outras sensibilidades. “Se um dia você começasse a escutar o passo do gato pela casa, o farfalhar das folhas nas árvores do quintal, (…) a vibração das chamas no fogão a gás da cozinha, o roçar do ar nos pelos do braço, o chiado da água no cano do banheiro, o que faria?”

A Prisioneira - 2º volume de “Círculo Secreto”

Escrito por Emerson Marques | Listado em CT News | Publicado em 28-06-2012

3

No próximo mês chega às livrarias o 2º volume da série “Círculo Secreto” da autora L.J. Smith, autora da saga Diários do Vampiro, pela editora Galera Record.

O livro, intitulado “A Prisioneira”, dá continuidade a trama iniciada em “A Iniciação”, onde Circulo Secreto compreende uma irmandade de bruxas que controla a cidade de New Salem há séculos.

Confira detalhes do novo livro:

  • Círculo secreto combina horror, fantasia e romance. O livro explora o feminino e misterioso secreto mundo das bruxas e feiticeiras, e promete repetir o sucesso quase onipresente de seus livros de vampiro. Em A prisioneira, Cassie está sendo chantageada para roubar a poderosa Caveira de Cristal, capaz de liberar uma força maligna em New Salem. A chantagem fará com que se envolva cada vez mais em uma rede de intrigas e corrupção. E chega o momento de Cassie escolher entre preservar o poder em mãos seguras ou evitar que seu romance secreto seja exposto.

O primeiro capítulo já está disponível para leitura online, aqui.

Depois dO Alquimista vem O Mago

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 28-06-2012

2

Na última sexta-feira a Editora Rocco, pelo selo Rocco Jovens Leitores, divulgou a capa da obra O Mago, volume dois da série Os Segredos de Nicolau Flamel, escrita pelo irlandês Michael Scott, anunciando para em breve o seu lançamento.

O primeiro livro da série, O Alquimista, teve os seus direitos de adaptação adquiridos pela Australia’s AMPCO Films e vai chegar às telonas dos cinemas nos próximos anos.

Autoridade em mitologia de folclore, Michael é um dos escritores mais bem-sucedidos da Irlanda, considerados por muito um mestre da fantasia, da ficção científica, do horror. Ele mora e escreve em Dublin. Aqui seu site.

Diário CT: Bestiário

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 27-06-2012

3

Em suma: um bestiário é o tipo de livro feito na Idade Média para descrever as criaturas que dividiam o mundo com os homens. A coletânea Bestiário, publicada recentemente pela Editora Ornitorrinco, reúne seis contos contemplando algumas criaturas interessantes: o basilisco, o dragão, a fênix, o grifo, a mantícora e o unicórnio. Como escrito na contra-capa, o livro é um verdadeiro safári literário com os seres que sempre quisemos conhecer de perto.

Os contos são curtos, cada um com uma ilustração e uma definição da criatura antecedendo a narrativa, contando a origem do mito e algumas referências bibliográficas onde ela já apareceu antes. Os autores são: Alícia Azevedo, Ana Cristina Rodrigues, Ana Lúcia Merege, Daniel Folador Rossi, Leandro Reis e Rober Pinheiro.

Antes de começar a ler, minha mente formulou a situação comum de uma antologia com autores convidados que contém histórias com seres encantados. Nada além disso. Porém, surpresas sempre são bem vindas! E a primeira foi incomodativa: como um unicórnio pode ser considerado uma besta? Mesmo isso me inquietando, parti para a primeira criatura e conto.

A primeira narrativa foi sobre o basilisco. Muito descritiva, enche os olhos dos leitores de detalhes, deixa-o curioso e, quando está no ápice, acaba como um conto de suspense comum. Seguindo, vem o dragão. Um pouco maior que a primeira, essa história se divide em três mini-capítulos, que chamam a atenção por um dragão falante, mas surpreendem com o final inesperado e bem pensado.

O terceiro conto é da fênix, que envolve bastante quem o lê com seu ar misterioso e personagens em busca da criatura que renasce do fogo. É uma boa aventura, cheia de cultura, porém seu final podia ser melhor elaborado. O próximo da lista é o grifo, em um conto sobre seus ovos e sua criação. Este tratou a criatura como personagem mais do que os outros, que apresentaram os seres de uma forma como coadjuvantes ou mesmo figurantes.

A penúltima história é sobre a mantícora, que mexe com o leitor com seu drama e aventura vividas por um herói em busca de vingança pela morte de seu pai. É bem escrito e construído, e daria um ótimo romance. Por fim, temos o unicórnio, tratado como cavalinho que só deixa ver seu chifre na testa quem ele quer. Bem contada a trama, com linguagem simples e em um tom infanto-juvenil.

Entre um conto de um trabalhador que cria sem querer um basilisco; irmãos querendo matar um dragão falante; pessoas em busca da pena de fênix para salvar o rei; uma menina criando um grifo e aprendendo com ele; gente que tem a mantícora como um deus e se sacrificam a ela; e crianças que acham um unicórnio e ajudam a deixá-lo bem… essa coletânea prezou bem a diversidade de estilos literários em sua composição.

Um fato que me chamou a atenção foram as ilustrações, que fogem um pouco de nosso senso comum de imagem daquelas criaturas. Depois do término do livro, percebi que fui, como muitos dizem, com muita sede ao pote. Ouso dizer que o livro me valeu mais pela contextualização das criaturas antes de cada conto e das referências finais do que propriamente as histórias personificando-as cada uma de uma maneira diferente.

Com certeza é um livro único, interessante, e seria legal uma continuação com novos seres. E a minha primeira impressão que incomodou sobre uma criatura que eu jamais consideraria uma “besta”, mudou. Fiquei conhecendo a sua verdadeira origem e compreendi também que neste livro o termo “besta” não tem o ar apocalíptico ao qual estamos acostumados a associá-lo. Vale a pena conferir e tirar as suas próprias conclusões, observações e aprendizados.

Resultado da promo: O Segredo da Esplendora

Escrito por Emerson Marques | Listado em Promoção | Publicado em 26-06-2012

0

Apresentamos agora o resultado da promoção com o livro O Segredo de Esplendora - A Origem, em parceria com a autora Tatiana Mareto, que dará ao vencedor um exemplar da obra.

A sortuda desta vez foi:

Lili

@NeRd_LiLi

Link do sorteio: https://beta.sorteie.me/r/xqL

Pedimos ao vencedor que envie um e-mail com seu nome e seu endereço completos para o e-mail [email protected] no prazo de 72h. Caso isso não ocorra, realizaremos novo sorteio.

Parabéns a ele e agradecemos a todos que participaram!

A Ordem dos Arquivistas: Centésimo

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 26-06-2012

1

O livro A Ordem dos Arquivistas: Centésimo é o primeiro romance de fantasia de Ricardo Andrade. A primeira versão da história, segundo o autor, foi finalizada há cerca de um ano atrás e a Editora Literata entrou como parceira no lançamendo desse livro para os interessados pela literatura fantástica.

A ideia surgiu com a soma de alguns elementos. “Sempre fui leitor de fantasia, ficção científica e joguei RPG frequentemente na época de colégio. Quando tive contato com as Crônicas do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss e com o conceito de monomito, resolvi iniciar um texto que envolvesse elementos de minha formação acadêmica“, comenta o escritor, que é Bacharel em Arquivologia e Mestre em Ciência da Informação.

Segundo o autor, ele narra a jornada de Eli Saridem, o sobrinho de um arquivista que desapareceu na Fortaleza do Vale, o maior e principal arquivo da Ordem dos Arquivistas, uma organização poderosa e que guarda os documentos produzidos no reino, auxiliando a administração das cidades e auxiliando na preservação da memória do povo e do reino.

Palavras do autor: “Escrever esse livro foi bastante divertido e espero que os leitores se divirtam tanto quanto eu“! Confira abaixo a sinopse da obra:

Em um grande vale, uma enorme fortaleza incrustada entre as montanhas abriga o maior arquivo da Ordem dos Arquivistas, uma antiga organização cuja missão é guardar os registros produzidos e acumulados pelos reinos daquele mundo. Neste lugar, um jovem iniciou uma busca por seu tio, um membro da Ordem que desapareceu misteriosamente. Em sua jornada pelo vale, o sobrinho do arquivista acaba descobrindo a relação de sua família com uma antiga lenda, as maravilhas de um dos ofícios mais respeitados do continente e a realidade por trás de algumas das fantásticas histórias contadas às crianças ao longo das eras.

Para saber mais sobre o livro, acesse aqui seu site oficial.

Entrevista + Promo: Rubens Conedera

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Entrevista, Promoção | Publicado em 25-06-2012

15

E o novo entrevistado do Blog CT é mais um escritor que publicou sua obra pela Editora Modo: o gaúcho Rubens Conedera. Ele é o autor de Carmela & Lorenzo. Conheça mais sobre ele e concorra ao seu livro!

Conheça detalhes sobre a escritora:

  • Licenciado em História, Rubens mora em Pelotas/RS e tem como suas sagas literárias fantásticas preferidas Harry Potter, Senhor dos Anéis e Percy Jackson e Os Olimpianos. Ele afirma que gosta muito de literatura fantástica porque vivemos em um mundo cheio de compromissos, e lendo um bom livro desse gênero, nos desligamos de nossa realidade difícil, e nos conectamos com mundos cheios de aventuras, amores e exemplos de valores, tão difíceis de encontrarmos hoje em dia.

Para ler a entrevista clique no link abaixo:

Juntamente com a entrevista, trazemos uma promoção especial, em parceria com o autor, que dará ao vencedor um exemplar de seu livro.

Saiba mais sobre a obra:

  • Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando inicio a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue. Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em arte, intrigas e violência. Após algumas revelações a cerca do segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo, desafiando perigos e contrariando aos costumes patriarcais e suas próprias crenças?

Para participar da PROMOÇÃO, basta seguir as instruções abaixo:

1. Ser residente no Brasil.
2. Seguir @Blogct e @rubaoconedera no twitter.
3. Twittar a mensagem abaixo até o dia 2 de julho.
4. Aconselhamos twittar no máximo 2 vezes por dia.

  • #PROMO Eu sigo @blogct + @rubaoconedera e quero ganhar o seu livro “Carmela & Lorenzo” – Participe você também: https://kingo.to/17SU

O descumprimento das instruções acarretará na desclassificação do participante. O sorteio será realizado pelo sorteie.me. A promoção vai até dia 2 de julho de 2012. O resultado será divulgado dia 3 no Blog e no Twitter, e o vencedor terá 72h para enviar um email com seu nome e endereço completo.

Participem e boa Sorte!

Capa e autores de ‘Imaginários 5′

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 24-06-2012

1

Foram anunciadas hoje a capa e a lista dos autores selecionados à coletânea Imaginários 5. Erick Sama, editor da Editora Draco, afirma: “A coleção é o meu xodó, todos que acompanham nosso trabalho desde o começo sabem disso. Foi a coleção que iniciou esse projeto, uma casa para publicar literatura de gênero brasileira com todo o cuidado e qualidade que os verdadeiros fãs exigem“.

Depois de 4 volumes trazendo veteranos que fazem parte da cena brasileira desde sempre, assim como autores que só pudemos conhecer graças à grande rede, a lista de participantes conta com alguns nomes já conhecidos dos leitores da Draco e outros novos. Os autores são: Jim Anotsu, Alícia Azevedo, Eduardo Kasse, Lucas Rocha, Hugo Vera, Dennis Vinicius, Pedro Vieira, Alliah, Renan Barcellos e Bruno Eduardo.

Além desses escritores selecionados, alguns outros autores que submeteram material à coletânea estão sendo convidados pela editora para participar da coleção de e-books Contos do Dragão, que tem feito muito sucesso entre os leitores usuários do Kindle e outros e-readers.

Diário CT: Pão e Arte

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 24-06-2012

2

Desde a primeira passada de olhos pela capa e sinopse de Pão e Arte, fiquei pensando: é Literatura Fantástica? Não que eu não leia outros gêneros, mas prezo por este aqui no Blog CT. Comecei a prazerosa leitura com a ideia em mente, que por vezes me fugia fascinado com a narrativa, mas voltava sempre em minhas pausas. Ao término da obra de Ana Lúcia Merege, posso afirmar que sim à questão.

O livro não traz elementos mágicos como seres e magia, mas a história é tão envolvente e encantadora, que não posso chamá-la de outra coisa a não ser fantástica. A publicação da Editora Escrita Fina tem 224 páginas e divide-se em 14 capítulos sem títulos e com uma pequena ilustração, narrando, sob a ótica de um menino de 10 anos, as suas aventuras como saltimbanco.

A família de Zemel deixou-o com o mestre Cyprien para ser seu aprendiz da arte circense, que o aceitou de bom coração como pupilo e membro de seu grupo. Pelas cidades que passavam, apresentavam seus espetáculos e passavam o chapéu, a fim de obterem moedas e comprarem comida para sua sobrevivência.

Em certa jornada, o menino acaba sendo tirado do grupo por alguns integrantes que decidem ficar ao lado dos poderosos que controlam os reinos vizinhos. A política do lugar é bem debatida ao longo da obra, e o mais interessante: pelo ponto e vista de Zemel, ou seja, uma visão diferente dos problemas adultos.

A narrativa não peca em excessos de descrições, tem as medidas certas para descrever personagens e cenários, talvez justamente pelo pensamento do protagonista ser diferente de qualquer outro narrador. É uma aventura que mescla suspense com tons de comédia e drama.

As descobertas de Zemel ao longo da trama o fazem amadurecer, enxergar a vida sob outros aspectos. Ele presencia conversas e cenas de um extremo a outro - de alegria a tristeza, de fartura a pobreza, de amizade a vingança, de solidariedade a injustiça. Cada cena, o faz perceber melhor o mundo em que vive e sua missão nele. O garoto vai criando sua personalidade envolto de questões sérias, perdendo sua infância e trocando-a pelo medo e insegurança do mundo adulto.

Por ser narrado em primeira pessoa, a proximidade com os acontecimentos é maior, porém gera uma ânsia respectiva pelo conhecimento do que acontece ao mesmo tempo em outros lugares. Isso é engraçado, porque não temos como saber a não ser que um personagem conte ao protagonista da obra.

Senti falta de mais momentos com os saltimbancos e a sua arte, e por vezes tive a sensação de que a história não era de Zemel, mas sim de uma crítica social com um narrador infantil. A própria capa pressupõe algo mais “mágico”, mas não se vê muito isso no livro. Contudo, a história fala por si, e essas percepções de faltas e de sobras não fazem com que o leitor fique menos maravilhado com a obra.

A autora soube construir de maneira harmoniosa sua história, com tons de originalidade e de forma encantadora para quem a lê. A linguagem leve usada deu o tom perfeito para o ritmo que a obra deveria ter para conquistar o leitor, ou seja, a dosagem foi sábia e os recursos utilizados para compôr a trama envolvem e fazem os olhos brilharem.

Imagem de ‘Oz: Mágico e Poderoso’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 23-06-2012

0

O site Bleeding Cool colocou na internet uma primeira imagem de James Franco como Oscar Diggs, protagonista de Oz: Mágico e Poderoso. A imagem é possivelmente de um poster promocional a ser lançado. Nela Franco está caracterizado como um mágico ilusionista usando uma cartola. Ao fundo é possível ver o grande balão de viagem de Oz.

O filme contará a aventura de Oscar Diggs, um mágico ilusionista circense de questionável ética, que é sugado para a Terra de Oz. Ao chegar nessas novas terras, ele acredita que tirou a sorte grande e ficará rico e famoso graças a sua “descoberta”, porém ele se encontra com Theodora, Glinda e Evanora, três grandes bruxas que não estão convencidas da grandiosidade de Oz.

O ilusionista precisa então descobrir quem é bom e quem é mau, resolver os problemas dos habitantes dessa nova terra e por em prova seus poderes mágicos. Tudo isso antes que seja tarde demais.

Além de Franco, estão no elenco Michelle Williams, Mila Kunis, Rachel Weisz e Zach Braff, além de outros nomes. A cadeira da direção é ocupada por Sam Raimi. O roteiro é assinado por Mitchell Kapner e David Lindsay-Abaire. O filme estreia no Brasil em 8 de março de 2013.

Fonte: Cinema com Rapadura

Capas: ‘O Sacrifício’ e ‘Herança’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 22-06-2012

1

A Editora Bertrand divulgou recentemente a capa de O Sacrifício, o sexto volume da série As Aventuras do Caça Feitiço, do escritor Joseph Delaney. Para quem não sabe, a série está sendo adaptada para o cinema. Confira a sinopse a seguir:

Dessa vez, a mãe de Tom precisa da sua ajuda para evitar que sua terra natal, a Grécia, seja dominada por Ordeen. Para o combate, ela juntou um grupo poderoso. O problema é que entre eles estão as feiticeiras de Pendle. Poderá Tom ir contra os ensinamentos do Caça-Feitiço? Que sacrifícios serão realizados na importante batalha contra o Mal?

Outra capa anunciada nos últimos dias também foi a de Herança, obra final da série de Christopher Paolini, publicada pela Editora Rocco. A saga, iniciada com Eragon, teve as continuações Eldest e Brisingr. E este quarto novo e último volume tem o lançamento está marcado para 4 de agosto. Leia a sinopse:

A pouco tempo atrás, Eragon - Matador de Espectros, Cavaleiro de Dragão - nada mais era do que um pobre fazendeiro, e seu dragão, Saphira, somente uma pedra azul na floresta. Agora o destino de uma civilização inteira está sobre seus ombros. Longos meses de treinamento e batalha trouxeram vitórias e esperança, mas também trouxeram perdas de partir o coração. E ainda, a verdadeira batalha ainda está por vir: confrontar Galbatorix. Quando o fizerem, deverão ser fortes o suficiente para derrotá-lo. E se não puderem, ninguém mais pode. Não haverá segundas chances. O Cavaleiro e seu dragão foram mais longe do que todos sequer tiveram a esperança de chegar. Mas eles podem derrubar o sombrio rei e restaurar a justiça Alagaësia? E se conseguirem, a que custo?

Book Trailer de Space Opera II

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 22-06-2012

0

Essa semana foi lançado o Book Trailer oficial da antologia Space Opera II, já divulgada aqui no Blog CT recentemente. O livro dá continuidade ao projeto iniciado no primeiro livro, publicado pela Editora Draco em 2011, com eletrizantes aventuras espaciais e planetárias. Assista ao vídeo abaixo:

São os autores: Carlos Orsi, Fábio Fernandes, Lidia Zuin, Marcelo Augusto Galvão, Octavio Aragão, Roberto de Sousa Causo e Tibor Moricz, que junto aos organizadores Hugo Vera e Larissa Caruso, embarcaram nessa nova jornada. O prefácio é de Gerson Lodi-Ribeiro.

Conheça a ‘Geração Subzero’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 21-06-2012

1

No próximo mês será lançada pela Editora Record a coletânea Geração Subzero - 20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores. Organizada por Felipe Pena, ele explica que quando fala em crítica, se refere àquela especializada, que costuma ignorar um público preocupado com o prazer da leitura.

Na orelha da obra diz: “Um público que tem uma relação afetiva com o livro, com as reflexões que uma história bem contada pode provocar e com a socialização dessas histórias e dessas reflexões. Sim, a socialização, pois aquele que tem prazer na leitura sempre recomenda o livro ao amigo mais próximo. É para esse leitor que a coletânea Geração Subzero foi organizada“.

Os contos e os autores não têm a pretensão de figurar entre os melhores de sua geração ou estilo. “Tampouco foram escolhidos exclusivamente pelo organizador da obra, que apenas observou os nomes comentados em redes sociais, blogs, salas de aula e grupos de discussão cujo objeto era simplesmente o prazer da leitura, além de ouvir os signatários do Manifesto Silvestre, um documento que defende o entretenimento como conceito de valor na literatura“, completa.

A coletânea reúne textos de Helena Gomes, Thalita Rebouças, André Vianco, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Ana Cristina Rodrigues, Juva Batella, Estevão Ribeiro, Pedro Drummond, Luiz Bras, Luis Eduardo Matta, Eric Novello, Sérgio Pereira Couto, Delfin, Julio Rocha, Vera Carvalho Assumpção, Martha Argel, Janda Montenegro e Cirilo S. Lemos.

Diário CT: No Mundo dos Cavaleiros e Dragões

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 20-06-2012

4

Quando se lê uma antologia, deve-se esperar muitas coisas, como contos bons e contos nem tão bons. O leitor desse tipo de volume tem que ter a consciência de que foram muitas mãos que o escreveram, muitos ideais e pensamentos diferentes, apesar de um mesmo tema gerador das narrativas. Com No Mundo dos Cavaleiros e Dragões, é isso que acontece. Porém não encaro isso como algo ruim, pois é a diversidade literária dentro de uma mesma obra.

O livro, publicado em abril de 2010 pela Editora All Print, foi organizado por Ademir Pascale e conta com produções de 23 autores diferentes, distribuídas nas 140 páginas do volume. Tem prefácio de Regina Drummond e como convidados Leandro Reis e Rober Pinheiro.

Os demais participantes são: Evandro Guerra, Duda Falcão, Almir Pascale, Pedro Moreno, Hugo Venancio, Joyce de Freitas Ramos, Felipe Pierantoni, Bethânia Pires Amaro, O. A. Secatto, Dione Mara Souto da Rosa, Miriam Santiago, Luiz Ehlers, Mariana Albuquerque, F. Fernandes, Cesar Alcázar, André Schuck Paim, Alícia Azevedo, Vinicios Carlos Vieira, Rafael Azeredo, Edmar Souza Júnior e Simone O. Marques.

Ao longo da leitura dos contos, fui fazendo pequenas anotações para escrever esta resenha, no intuito de comentar, mesmo que indiretamente, características de todos os contos presentes na obra. Foram muitas notas de vários aspectos: lugares, personagens, valores… e tudo mais que achei que merecia destaque.

Os cenários das narrativas, construídas em 1ª e 3ª pessoas e que variam de aventuras, dramas, romances e suspenses, são diversificados: pântanos, florestas, cavernas, savanas, reinos, montanhas, acampamentos, fortalezas, vales, praias, templos. Os personagens vão além de cavaleiros: crianças, caçadores, feiticeiras, reis, rainhas, princesas, demônios, arqueiros, conselheiros, guerreiros, ladrões, sacerdotisas, salteadores, soldados, padres, camponeses.

Assim como também não é só o dragão a criatura mágica. Ao lado dele, estão elfos, gigantes, minotauros, anões, lobisomens, vampiros, orcs. Os cavaleiros são novos e velhos, com suas armaduras e espadas, derramam sangue e defendem suas terras, ora ao lado de seus dragões, ora contra eles. Dragões matam e são mortos, são protagonistas e coadjuvantes, cospem fogo, voam com suas grandes asas, são alados ou exilados, marítimos e coloridos.

Nos contos dessa antologia, os répteis gigantes, que por vezes duelam entre si, são lendas que encantam e, ao mesmo tempo, criaturas fontes de terror. Mas como o assunto do livro são é só dragões, tem contos que eles nem aparecem, e é o cavaleiro que predomina a história. Em muitos, é interessante observar a relação entre cavaleiros e dragões e os muitos sentimentos e temas que eles envolvem, como coragem, ciúmes, desejos, julgamentos, solidariedade, lutas, magia, aprendizados, conhecimento, poder, vingança, tirania, etc.

As narrativas - ambientadas no passado, presente e até mesmo futuro - variam entre leves e mais densas, algumas mais encantadoras e outras mais repetitivas. Aliás, são 23 contos de um mesmo mote, porém não dá para enjoar totalmente do assunto. As histórias são variadas, estilos diferentes, bem o que comentei lá no início da resenha, então não cansam o leitor com uma mesmice de senso comum.