Diário CT: Guia de Sobrevivência

Escrito por Emerson Marques | Listado em Diário CT | Publicado em 31-10-2012

10

Se ler As Crônicas dos Kane, assinada por Rick Riordan, famoso pela série Percy Jackson e os Olimpianos, já era uma verdadeira aula de mitologia egípcia, e certamente muito prazerosa, espere até ler o Guia de Sobrevivência lançado recentemente no Brasil pela Editora Intrínseca.

O lançamento do livro aumentou ainda mais a ansiedade para o 3º volume da trilogia, que já foi lançado, e é sem dúvidas, um prato cheio para aqueles que ao ler as aventuras de Sadie e Carter desejaram conhecer ainda mais o ambiente que Riordan faz uso, e por sinal um bom uso, em sua trama.

O livro faz um apanhado básico de tudo que é importante saber, com um conteúdo sucinto o que torna a leitura bem dinâmica, sem contar a diagramação repleta de fotos e ilustrações, tornam o guia um item indispensável para os fãs da trilogia.

As informações vão desde uma apresentação dos personagens de Riordan até uma breve história do Egito antigo, passando pelos deuses, hieróglifos, guia de lugares mágicos e os artefatos de poder. Informações essas que se tornam importantes e interessantes para fãs que desejam explorar ainda mais esse contexto. Tudo isso numa belíssima edição em capa dura e integramente colorida.

Confesso que quando surge um livro do gênero, extra sobre uma determinada série, as desconfianças quanto ao conteúdo são inevitáveis e a idéia de que o mesmo não irá acrescentar nada é quase certa, e com esse volume, apesar do preconceito inicial, isso não acontece. Certamente que para aqueles que já pesquisam e gostam de estudar a mitologia egípcia, julgarão o livro muito superficial, pelo seu conteúdo bem enxugado, mas ele na verdade acompanha exatamente a forma sutil que Riordan já trabalha em seus livros, um conteúdo mais denso provavelmente não funcionaria para o publico.

Detendo-se apenas ao que é explorado no universo dos Kane o livro cumpre sua função e traz um conteúdo que vale apena ser lido.

Ainda não conhece as Crônicas dos Kane? Confira o Hotsite da trilogia. Curioso pelo Guia? Então a melhor opção é conferir um trecho dele aqui.

Filhos do Éden - Anjos da Morte

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 30-10-2012

2

A novidade de hoje aqui no Blog CT é o novo livro do escritor Eduardo Spohr. Trata-se de Anjos da Morte, que dá continuação à Herdeiros de Atlântida, primeiro volume da sua série Filhos o Éden, publicada pela Verus Editora.

A obra é, segundo o autor em publicação recente e de divulgação do volume no seu blog, sobretudo uma história de corrupção, não apenas da corrupção do personagem principal, Denyel, mas do mundo que o cerca, e dos mortais que o habitam. O que acontece quando um soldado abandona os seus valores? O que ocorre quando um querubim contraria sua natureza de casta?

O universo segue a mesmíssima dinâmica dos meus dois romances anteriores, mas o clima agora é mais sombrio, como de fato deve ser todo o meio de trilogia. Sem dúvida, será um livro diferente de todos os outros, muito mais pesado e adulto, com um forte conteúdo histórico e um sabor de guerra e espionagem, ainda que no cenário angélico.

Ainda sem data certa para seu lançamento, Anjos da Morte tem previsão para início de 2013. Para saber mais informações, clique aqui no blog oficial do autor.

João e Maria ganha pôster e trailer

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 29-10-2012

0

O filme João e Maria - Caçadores de Bruxas, versão reimaginada da fábula clássica, ganhou um pôster e um trailer para maiores de 18 anos.

A trama do filme se passa 15 anos depois dos acontecimentos da história escrita pelos irmãos Grimm. Depois de escapar da bruxa e sua casa de doces na infância, Hansel (Jeremy Renner) e Gretel (Gemma Arterton) tornam-se especialistas em caça às feiticeiras.

Peter Stormare, Ingrid Bolso Berdal, Thomas Mann e Derek Mears também estão no elenco dirigido pelo norueguês Tommy Wirkola, que também escreveu o roteiro com Dante Harper. O produtor é Adam McKay, conhecido por dirigir as comédias.

Assista abaixo o trailer divulgado:

Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas estreia em 13 de janeiro nos EUA e em 25 de janeiro no Brasil.

Fonte: Omelete

Diário CT: Kassan

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 28-10-2012

1

O livro Kassan, primeiro volume da série Devoy, da escritora paranaense Paula Vendramini, foi lido de maneira atenciosa e calma, com o intuito de prestar atenção em cada detalhe da trama que encanta e envolve qualquer bom amante do gênero de fantasia. Uma cortesia da autora, a obra tem um prólogo e 13 capítulos dividindo as 180 páginas da publicação de capa linda da Editora Modo.

A narrativa gira em torno de Celebriant, uma garota que nasceu com dois poderes opostos: o da intuição - intueri (bem) e o da destruição - kassan (mal). Em acordo feito pelos pais, ela é destinada a casar-se com Nicholas, um garoto de outra família que possui dois poderes também, porém de mesma origem: o da rapidez - speede, e o da manipulação - imperi.

Ao longo da trama passam-se anos desde o acordo até o dia do casamento, e muita aventura, drama, romance e suspense são apresentados ao leitor. Ainda há outros poderes interessantes que podemos conhecer na história, como levita (levitação), illuniom (ilusão), seeper (localização), curare (cura) e verler (tradução).

Por trás de tudo, tem a existência de sociedades que conflitam entre si. Há os Ocultos, um exército particular do governo, baseados em famílias tradicionais e com poderes raros e evoluídos, como os Devoy - família da personagem principal - e os Morrigan - a de seu futuro marido. Do outro lado estão os Rebeldes, um povo que fora condenado por defender um morador seu que nascera sem poder - por ordem do governo ele deveria ser morto, pois não teria serventia.

Rituais, sonhos, fugas, visões, reuniões, ataques, provações e torturas permeiam o enredo narrado em terceira pessoa e com linguagem simples e ações contextualizadas. Celebriant está prestes a se tornar membro de outra família e trabalhar para sua sociedade, passando por treinamentos de seus poderes e aulas de lutas, que desenvolvem também o seu autoconhecimento.

A trajetória de vida da protagonista vai desde seus 7 anos até os 18, momento em que tem que fazer uma escolha para seu futuro: ou concorda com o acordo firmado no passado, casando e esquecendo seu poder do bem, ou renega e traça para si um novo destino. Sua personalidade forte desperta inveja da irmã e fúria do noivo ao mesmo tempo, e somente duas pessoas ela sabe que pode confiar: Saori, a filha mais nova dos Devoy, e Otto, criado deles.

Uma trama que trata de famílias e preconceitos, julgamentos e buscas, culpas e mortes, e principalmente de batalha interior. Com a narrativa bem estruturada e personagens marcantes, viajamos ao mundo onde não ter poderes é algo incomum, e que a política também tenta manipular aqueles que pensam por si próprios. A cultura criada pela autora em sua produção conquista e se revela bem mais do que a sinopse da contracapa afirma.

Comecei a leitura de Kassan sabendo que não seria um livro com uma história completa, pois haveriam outros que continuariam a trajetória da protagonista em suas aventuras e descobertas, mas mesmo assim o desfecho surpreendeu-me. A diagramação da obra é simples, com alguns detalhes nas bordas das páginas que mantém um diferencial. Uma narrativa gostosa de se ler e imaginar, que com certeza merece destaque e sucesso no cenário editorial brasileiro.

Os ‘Caçadores de Vampiros’ vêm aí…

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 27-10-2012

0

Em breve uma nova coletânea de contos vampirescos será lançada aos amantes do gênero no mercado editorial da literatura fantástica. Trata-se de Caçadores de Vampiros, que será publicada em breve pela Editora Buriti.

A obra, que mistura ação, aventura, suspense, drama, romance e muito mais em um emaranhado curioso que promete tomar várias noites de sono com uma boa dose de horror, tem como autores Adriano Siqueira, Alícia Azevedo, Allana Dilene, Carolina Contini, Georgette Silen, Marcel Breton e Violet Fayard. Confira abaixo a sinopse:

Passados cem anos da morte do mestre Bram Stoker, as histórias de vampiros continuam a existir e em maior força. Desde lá, sua maior obra, Drácula, nunca deixou de ser impressa e é um dos livros mais vendidos de todos os tempos. O romance foi ainda alvo de mais de 160 produções e inspiração de milhares de autores por todo o mundo.

Neste cenário, com prefácio exclusivo de Dacre Stoker, sobrinho-bisneto de Bram e autor de Drácula,o morto-vivo, são apresentados sete contos inéditos que registram desde a estreia literária até um marco na vida de alguns dos mais reconhecidos e difundidos nomes da temática no Brasil.

Conheça a saga de Erick Turow

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 27-10-2012

0

A novidade literária de hoje é a trilogia Erick Turow, de Ítalo Anderson Poscai e publicada pela Editora Multifoco. Em conversa com o autor, ele nos conta que o primeiro volume foi escrito durante o tempo de pouco mais de um ano, entre meados de 2010 até abril de 2011. Ele comenta que desde sua adolescência gostava de coisas relacionadas ao universo. “Escrevi até uma parte de um dos capítulos desse livro nessa época. Com o tempo fui especulando ideias de que uma raça seja humana ou extraterrestre poderia possuir um próprio deus“, afirma.

Questionou-se e se deus teve um filho na Terra, por que não poderia ter outros? “Fazendo assim, clãs de deuses e filhos espalhados por todo o universo de todas as raças, cada qual cuidando de alguns planetas habitados e criados. Com essa ideia inicial, criei Erick Turow, como a primeira encarnação dele na Terra“, conta. Ítalo ainda acredito que com o tempo criou uma história rica de detalhes e “comandos” de como um deus age ou como vive, aprendendo seus poderes sem sua consciência total. “Só que esse deus em especial, não é um deus comum, é um deus mais poderoso que os demais e sua permanência na Terra acaba sendo um tanto sofrida por causa disso“, explica.

Erick Turow e os Anjos da Vida e da Morte

Um jovem adulto descobre ser um Filho de Deus na era moderna. Em um curto espaço de tempo se torna um deus entre os vivos. Descobrindo seus novos poderes acidentalmente perturba as Forças naturais, chamando a atenção dos Anjos da Vida e da Morte. Ainda aprendendo-os causa alguns problemas, mas também faz seu papel como deus, ajudando pessoas. Como um deus, seu treinamento um dia irá acabar e não poderá mais viver entre os vivos. De tanto atrapalhar o Anjo da Morte, o mesmo o assume como um projeto pessoal, e deseja por suas mãos retirar o novo deus do mundo…

Erick Turow – As Gêmeas e o Persuasor

Nessa nova jornada, Erick Turow passa a ser atormentado por uma alma penada, que passa a atrapalhá-lo. E ao se mudar com sua família para uma cidade do interior em busca de uma vida mais tranquila, conhece a família das gêmeas Angélica e Angeline. Mas uma delas desapareceu, como a única opção da família dela e contra sua vontade, Erick é envolvido para resgatá-la. É então, que encontra uma antiga força que também vive entre os dois mundos. Persuadido, perdendo o controle sobre sua vida e ao mesmo tempo com a missão de resgate, Erick cada vez mais é atraído para o “outro lado”. Será que Erick conseguirá resgatar a pequena Angeline?

O primeiro volume foi lançado em outubro de 2011 e o segundo em julho de 2012; o terceiro está sendo finalizado.

Diário CT: A Travessia

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 26-10-2012

1

O livro A Travessia foi cortesia da Editora Escrita Fina e uma completa surpresa. Primeiro porque é um livro de tamanho maior aos normais, e é uma graphic novel. E confesso: nunca tinha lido uma graphic novel. A obra assinada pela artista plástica e escritora Camila Torrano tem 88 páginas e foi publicada em abril de 2012.

A trama é sobre dois tripulantes, Henry e Sarah, em um navio que sai da Irlanda rumo a Nova York no ano de 1847. Junto com eles, temos o Capitão James, um velho com uma perna de pau, o empregado Ulrich e alguns marujos bobos.

O texto é composto de falas e a narração aparece em uma parte específica do enredo. As ilustrações têm traços fortes e deixam as expressões das personagens bem marcantes, e muitos desenhos ilustram duas páginas inteiras.

Perigos, tristezas, dúvidas, ameaças, incertezas, crenças e medo fazem o leitor se envolver tanto como se fosse um livro literário - e o objetivo aqui não é discutir se HQ é literatura ou não.

A lenda dos navios piratas ganha vida e horror nas páginas da obra, com uma história que é contextualizada e apresentada ao leitor em cores fortes e fracas que vão do preto ao marrom. A leitura é rápida e dinâmica, e por muitas vezes as imagens falam mais do que as palavras.

E como toda narrativa sobrenatural, possui um final que surpreende e deixa o leitor apreensivo. O navio chega ao seu destino, sim, mas se os tripulantes continuam os mesmos da partida, aí é outra história. Uma literatura de qualidade que pode agradar pequenos e grandes, prendendo a atenção na curiosidade de descobrir o que uma verdadeira lenda marítima pode nos revelar.

Capa da FLQueer - Volume Verde

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 25-10-2012

0

Foi divulgada hoje a capa do quarto volume - o Verde - da série A Fantástica Literatura Queer, organizada pelos escritores Cristina Lasaitis e Rober Pinheiro e publicada pela Tarja Editorial.

Nesse livro temos sete novos contos sobre a diversidade e os autores selecionados são: Lucas Zavagli, Fernando Salvaterra, Celeste Baumann, Lorena de Carvalho Oliveira, Mauricio Lopes Junior, Amanda Marchioreto e Osíris Reis.

Já foram publicados três volumes, o Vermelho, o Laranja e o Amarelo, sendo os dois primeiros lançados em 2011 e o outro na metade de 2012. A publicação do volume Verde está prevista para ainda este semestre de 2012.

Abaixo você pode conferir as capas dos livros anteriores da série:

Diário CT: O Beijo das Sombras

Escrito por Bruna Costenaro | Listado em Diário CT | Publicado em 24-10-2012

1

Às vezes começamos a ler um livro e não estamos no momento para ele, e muitas vezes por não respeitarmos nosso próprio momento perdemos a oportunidade de aproveitar uma boa obra. Por que digo isso? O Beijo das Sombras, primeiro volume da Saga Academia de Vampiros, da autora Richelle Mead e publicado pela Editora Nova Fronteira, me mostrou isso. Eu o li pela primeira vez em 2010, e não me lembrava absolutamente nada dele, e para ler a continuação resolvi relê-lo, e foi a melhor coisa que fiz, pois assim como os demais livros de Mead, é excelente.

No livro, Lissa Dragomir é uma Moroi (vampira viva), uma princesa e ainda a última integrante viva de sua família, com isso é alvo de atenções especiais por parte da realeza. Já Rose Hathaway, sua melhor amiga, é uma Dampira (meio vampira, meio humana), popular por outros motivos: bonita, rebelde e diz/faz o que lhe vem à cabeça.

Depois de voltar de uma fuga de dois anos longe da Escola São Vladmir, Rose e Lissa se veem às voltas com os problemas que as fizeram fugir antes. Agora, sem saída, elas têm que enfrentar o desconhecido em busca de saber mais sobre elas mesmas, ao mesmo tempo em que descobrem o amor. Sem esquecer de se protegerem contra os terríveis Strigoi (vampiros mortos).

Narrada em terceira pessoa sob o ponto de vista de Rose, a trama é instigante, você sempre quer montar o quebra cabeça com Rose para descobrir o que está por trás dos problemas de Lissa, compreender os jogos dos alunos da realeza, além de torcer pelo amor que nasce em seu coração.

Rose é uma adolescente que volta à escola de forma rebelde, não compreende o mundo que a cerca e tem fortes tendências anti-sociais. Mas ao longo da história, para recuperar o tempo perdido, passa a treinar com Dimitri, um guardião que a ensina não só sobre lutas e defesas, mas sobre como é se tornar adulta, ser responsável, ser a guardiã de Lissa e amadurecer no amor.

Lissa é frágil por conta de seus dilemas existenciais, que são ligados com os acontecimentos que a fizeram fugir, como o acidente dos pais e a posição social que pensa que deve ocupar. É fiel e dedicada à sua amiga Rose, assim como esta é a ela. Elas possuem uma ligação que vai além da amizade.

Dimitri Belikové um guardião russo que representa a lei na história, assim como a tentação na vida de Rose. É um personagem introspectivo e leal aos seus princípios. Parece ser encantador, mesmo sem quase sorrir. Os colegas de Rose e Lissa são importantes ao longo da trama, assim como ao desfecho. Manson, Mia, Natalie e Christian são as pitadas exatas de companheirismo, vingança, mistério e diversão, assim como os diversos personagens terciários do enredo.

Com um mistério que se constrói a cada capítulo, O Beijo das Sombras é mais um livro sobre vampiros, mas que não fala dessas criaturas sob o lugar comum. Mead cria um mitologia diferente e fantástica para esse mundo já tão explorado. A saga já conta com outros quatro livros publicados em português: Aura Negra, Tocada pela Sombra, Promessa de Sangue e Laços do Espírito. Nos Estados Unidos o último livro da saga já foi lançado e se chama Last Sacrifice.

Resultado da promo: Chagas da Condenação

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Promoção | Publicado em 23-10-2012

1

Divulgamos agora o resultado da promoção realizada em parceria com o escritor Victor F. Miranda, que dará ao vencedor um exemplar autografado do seu livro Chagas da Condenação, publicado pela Editora Dracaena.

E a sortuda da vez foi:

Maristela G Rezende

@MaristelaRezend

Link do sorteio: https://beta.sorteie.me/r/D2l

Pedimos à vencedora que envie um e-mail com seu nome e seu endereço completos para o e-mail [email protected] no prazo de 72h. Caso isso não ocorra, realizaremos um novo sorteio.

Parabéns a ela e agradecemos a todos que participaram!

Capa de ‘Meu amor é um mito’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 23-10-2012

1

Foi divulgada ontem a capa de Meu amor é um mito, a nova coletânea da Editora Draco. Organizada por Eric Novello e Janaina Chervezan, a obra terá como prefaciadora Ana Cristina Rodrigues e como autora convidada Ana Lúcia Merege.

A coleção Amores Proibidos tem conquistado fãs de todas as idades e de todos os cantos do país desde o seu lançamento. A cada livro, é escolhido um tema de literatura fantástica, com porções variadas de aventura, suspense e humor, mas sempre com muito romance.

Iniciada em 2010 com o título Meu amor é um vampiro, a coleção trouxe contos de autoras renomadas da literatura vampiresca e de algumas estreantes que também fizeram bonito.

Em 2011, com Meu amor é um anjo, nós da Draco resolvemos ampliar o espaço para as estreantes e ajudar a garimpar autoras potenciais escondidas nesse imenso mundo virtual.

Neste terceiro volume, participam as autoras selecionadas: Lívia Martins, Kássia M, Mayra Bueno, Adriana Alberti, Roberta Spindler, Andréia de Araujo, Bárbara Morais e Jaqueline de Marco. E já está rolando a seleção do próximo livro da série pela editora, que se chamará Meu amor é um sobrevivente.

Hora de conhecer ‘Todos os Portais’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 22-10-2012

0

A novidade de hoje no Blog CT é a coletânea Todos os Portais, organizada pelo escritor Nelson de Oliveira, que será lançada pela Terracota Editora em novembro.

Segundo divulgação da obra, o organizador aposentou-se definitivamente da literatura em 1º de janeiro de 2012. Ele, a mulher e a filha saíram do país. Fontes pouco confiáveis afirmam que estão no Caribe, gozando de merecidas férias.

Em cima de sua mesa de trabalho foi encontrada uma pasta endereçada ao amigo e editor da Terracota, Claudio Brites. Dentro dela estavam os contos selecionados por Nelson para a antologia Todos os Portais, o texto de apresentação, o sumário e recomendações gerais quanto à capa e o projeto gráfico. Havia também um bilhete endereçado ao editor: “Prezado amigo, publique quando achar conveniente.”.

A edição reúne alguns textos publicados nos seis volumes da revista independente Projeto Portal, que conta com os autores: Ana Cristina Rodrigues, Ataíde Tartari, Braulio Tavares, Brontops Baruq, Carlos Emílio C. Lima, Claudio Brites, Fábio Fernandes, Geraldo Lima, Ivan Hegenberg, Jacques Barcia, Laura Fuentes, Luiz Bras, Marco Antônio de Araujo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafá Ali Kanso, Petê Rissatti, Ricardo Delfin, Richard Diegues, Roberto de Sousa Causo e Tiago Araújo.

Diário CT: Fragmentos do Inferno

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 21-10-2012

2

Um incêndio noturno no edifício Santa Eulália, construído nos anos 50 no antigo centro de São Paulo, mata 13 pessoas pelos seus seis andares, deixando apenas três sobreviventes. É essa a trama de Fragmentos do Inferno, livro organizado por Rober Pinheiro e Sumaya Sarran, publicado pela Editora Estronho. O interessante da obra é que ela foi escrita por onze mãos diferentes, e ainda com prefácio de Claudio Brites e uma reportagem final de Romeu Martins.

A obra tem uma capa simples mas bonita, uma diagramação com detalhes que contextualizam a história ao longo das suas 160 páginas. Os autores que participam do volume e narram cada um o que acontece em onze apartamentos do prédio são: Claudio Parreira, Eric Novello, Everaldo Stelzer, F. S. Pellicer, Georgette Silen, Juliano Sasseron, Rober Pinheiro, Ruano Berenguel, Sumaya Sarran, Tiago Toy e Valéria Telles.

A narrativa é um grande quebra-cabeça, que vai sendo parcialmente solucionado na medida em que o leitor lê e conhece o que ocorre em cada andar com os seus dezenove moradores. É contata brevemente a vida de cada personagem, e muitas relações são feitas entre eles nos capítulos.

Entre crianças e jovens, homens e mulheres, os moradores eram os mais diversos. Um escritor, uma mãe de santo, uma diarista, uma modelo, uma prostituta, um gerente de vendas, uma caixa de banco, uma beata, um traficante e um enfermeiro, entre outros, nos apresentam ângulos diferentes sobre a mesma tragédia, envolta de um tom sombrio e misterioso.

O fogo é muito associado ao fim e ao “inferno” de cada um, causando muitas vezes confusão entre o real e o imaginário em meio às chamas. A fumaça, o calor e o desespero dos moradores, juntamente com os gritos, as visões deles, causam até mesmo um certo incômodo no leitor, de tanto que envolvem e instigam.

Muitos temas são tratados pelo livro, por justamente conhecermos vários mundos diferentes que os personagens mostram, como adoção, religião, trabalho, drogas, saúde, leitura, crenças, aborto e prostituição. Há também os animais de estimação de alguns moradores, e um chama muito a atenção, pois este é visto por quase todos que estão no prédio na hora que acontece o incêndio, que é a aranha.

Narrados em maior parte em terceira pessoa, cada capítulo também apresenta situações particulares de perdas, sonhos, descobertas, desejos, preocupações, angústias, mudanças, tormentos, intenções, alucinações, ganâncias, sonhos, culpas, esperanças, favores, ilusões, adrenalinas, rotinas e fofocas. O desfecho de tudo se dá com uma notícia de jornal, comentando sobre o fato trágico e uma entrevista com um dos bombeiros que trabalharam no local.

A obra Fragmentos do Inferno foi uma grande surpresa, mesmo tendo ouvido bons elogios ao livro, ela conseguiu superar todas as minhas expectativas. Mesmo sendo escrita por vários autores - e o prefaciador deixa bem claro que não se trata de uma coletânea de contos -, a trama se completa, os estilos se cruzam e os detalhes deixam a história ainda mais curiosa e interessante.

A natureza por um triz em Zenith

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 20-10-2012

0

A novidade de hoje vem da Editora Farol Literário e é o livro de literatura distópica Zenith. Trata-se da continuação da saga Exodus, escrita por Julie Bertagna. O primeiro volume fez muito sucesso e a editora trouxe com exclusividade esse livro baseado em uma realidade catastrófica que pode marcar o futuro da humanidade se não mudarmos nossas atitudes.

Quanto tempo ainda temos? A resposta é: pouco. O cenário desolador ainda faz parte dessa trilogia. Nossa heroína Mara ainda luta com seus amigos “ecoguerreiros” em busca de um lugar onde seja possível recomeçar. Instigada por um livro, a garota de 16 anos conduz todos à Groenlândia: após o derretimento das calotas de gelo, haveria uma terra verdejante no topo do mundo?

Porém, a cidade flutuante de Pomperoy – um acampamento de barcos repleto de ciganos marginalizados – não estava nos planos de Mara e de sua tripulação. Quando os oceanos subiram e devastaram o planeta, a enorme quantidade de informações do mundo perdido foi armazenada no ciberespaço. Mara usa então seu ciberwizz – pequeno globo do tamanho de uma maçã – para entrar no mundo virtual em busca de ajuda. Nas ruínas abaixo da cidade celeste, o raposo tornou-se um traidor de seu povo: sim, ele planeja uma revolução.

Diário CT: Catrina e o Reino de Todos os Olhos

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 19-10-2012

2

Sob convite da Celly Borges, administradora do blog Mundo de Fantas, eu - Cristiano Rosa - e ela escolhemos um livro para lermos e resenharmos juntos, depois um divulgar a resenha do outro. Abaixo está a minha, e vocês podem conferir a dela aqui. Esperamos que gostem de nossa resenha dupla!

. . .

Emocionante, envolvente e mágica. Assim é a trama de Catrina e o Reino de Todos os Olhos, do escritor Richard Diegues. A publicação da Tarja Editorial possui uma capa de beleza única, que antes de ler a obra já conquista, depois então, cada ilustração tem maior sentido, trazendo vida aos personagens conhecidos pelo leitor e deixando nossa imaginação para cada cena ainda mais rica.

A obra tem 186 páginas e é dividida em quatro partes - com seis capítulos cada uma - somadas um epílogo e um conto extra no final. O Reino de Todos os Olhos já foi cenário de outro livro do autor, Tempos de Algória.

Esse reino citado faz parte do Universo de Todos os Olhos, que ainda engloba o Reino dos Sonhos, o Reino dos Pesadelos e o Reino dos Homens, e é nesses quatro que o enredo do livro se desenrola.

Catrina é uma menina que está muito doente e vai passar por uma cirurgia, deixando Amanda, sua mãe, muito apreensiva. Loire é uma garota que está de aniversário e ganha um diário de presente. Cada uma em seu reino, mas algo as une.

A relação entre elas é o diário, pois ele foi escrito pela protagonista que dá nome ao livro, e pelas leis do reino e atitudes não pensadas de um personagem, as duas são colocadas em caminhos que se cruzam. Mas para chegar ao objetivo, muitas coisas acontecem; obstáculos, surpresas, fronteiras e monstros surgem e mostram que nada é possível de se conquistar sem esforço e dedicação.

É impossível não se envolver com o encanto da narrativa, com a fantasia leve que permeia as páginas e a magia em cada novo lugar e criatura que aparece na história. A saga de Catrina em busca de sua missão emociona, sua jornada conquista o leitor pela simplicidade e, ao mesmo tempo, sua bondade gera ensinamentos a todos os envolvidos.

Gigantes, fadas, sapos, duendes, dragões, carneiros e mais outros personagens enriquecem a galeria de coadjuvantes da trama, que se desenrola inicialmente de forma paralela, sempre com uma frase de pensamento na abertura de cada capítulo. No início de cada parte da obra também há uma ilustração, que acrescenta na leitura instigando a sua visualização naquela passagem.

O final surpreende, deixa o leitor sem palavras e mostra que não há barreiras que separem completamente o mundo real do mundo dos sonhos. Fica o desejo de dormir e acordar em um reino, entre seres mágicos e lugares encantados, onde se possa crescer com sabedoria e aprender que imaginar é o nosso maior poder, e que com ele podemos ser mais felizes.