Diário CT: Masterpiece
Escrito por Emerson Marques | Listado em Diário CT | Publicado em 16-06-2011
4
Masterpiece, de Elise Broach, foi lançado no Brasil em 2009 pela editora Novo Conceito. E particularmente o livro me conquistou desde sua sinopse, e sem dúvida não poderia deixar de conferir esta grande e hilária aventura de perto.
É debaixo da pia do apartamento da família Pompadays, que o protagonista desta história, Marvin, mora com sua família. Marvin é um besouro, certamente não é uma criatura muito atraente para protagonizar uma trama, mas esse conceito prévio que temos sobre besouros é abandonado rapidamente, e logo nos cativamos por Marvin e sua família que são muitos prestativos com a família Pompadays.
James foi o único que já se deparou com Marvin no apartamento, mas o garoto só observou o besouro e não fez nada. O menino de 11 anos se mostra triste, certamente decorrente a separação dos pais que apesar do tempo ainda está marcada para ele que tanto ama seu pai, Karl Terik.
No dia de seu aniversário, James recebe a tão esperada visita do pai que lhe presenteia com um conjunto de pena e tinteiro para desenhar. E quando a noite chegou e James já estava dormindo, Marvin foi até seu quarto deixar seu presente para o garoto, até que o besouro se vê diante do tinteiro, e começa a fazer aquele que seria o melhor presente de aniversário de James, um desenho com suas patinhas dianteiras.
E James acaba conhecendo o autor do belíssimo desenho. Daí surge uma amizade inocente e verdadeira, estes são, sem dúvidas, os elementos que mais atraem na narrativa, pois apesar de a família de James, pensar que ele foi autor do desenho o garoto concorda apenas com a intenção de manter Marvin e sua família em segurança.
Elise Broach desenvolve sua trama de forma encantadora, sem contar as maravilhosas ilustrações de Kelly Murphy e também a belíssima edição do livro. De cara nos envolvemos na história, e somos acolhidos por duas famílias diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidas. E fica evidente a abordagem que a autora intensifica também, além da amizade, o laço familiar, de forma tão convincente em seus detalhes e muito bem construída, trazendo em suas entrelinhas lições de afeto, amor e cumplicidade.
Em meio narrativa encantadora nos surpreendemos com o rumo imprevisível que a história toma no final, nos embarcamos em acontecimentos alucinantes e jamais imaginados. Em um ritmo rápido, James contará com a ajuda do novo amigo para proteger uma obra de arte do Metropolitan Museu de Arte.
Assim como simplicidade e inocência da trama nos encantam, em determinadas situações sentimos falta de mais perigos e ação nos acontecimentos, que poderiam tirar o fôlego do leitor. Mas certamente pelo livro ser mais voltado ao publico infantil, a autora quis poupar momentos de tensões na história.
Recomendo Masterpiece para leitores que gostam de aventuras cativantes e inocentes, e que gostam de boas histórias de amizades. Elementos que Elise Broach aborda em sua obra com excelência.
“Marvin olhou para James, sentindo uma onda cálida de alguma coisa que nunca sentira antes. Era mais do que felicidade. Mais do que afeto ou gratidão. Era algo mais profundo. Era a sensação de ser visto e amado exatamente pelo que ele era.”
Me encantei. O trecho do livro me emocionou. Não é legal menosprezar a literatura infantil, muito pelo contrário, devemos incentivar nossas crianças a lerem, usando e abusando de livros como este.
Gostei muito do livro, e até já vi ele na livraria da cidade vizinha, mas não comprei.
O livro Sereia chegou bem no dia do meu aniversário. Valeu mais uma vez CT e editora Verus.
Ah, o Kit de marcadores e livretos também chegou!!!!!!!!!!!!!
Talvez vá pra lista sim =D