Ed. Draco lança obras em e-book - Entrevista com Erick Sama

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 07-10-2011

4

Na terça -feira publicamos um post sobre a novidade vinda da Editora Draco: a disponibilização para venda de algumas obras de seu catálogo em forma de e-book. Tivemos comentários de dois autores da editora sobre o assunto e hoje trazemos uma entrevista com o editor da Draco, Erick Sama.

Para início, o Blog CT perguntou como surgiu a ideia de comercializar as obras na forma e-book. Erick afirmou: “Com minha experiência pessoal no trabalho com os ebooks e a paixão por tecnologia, sempre quis disponibilizar os livros da Draco no formato digital. Porém, só estaria pronto para esse passo quando pudesse oferecer os produtos com a mesma qualidade que os nossos livros impressos“.

O editor comenta que primeiro estão disponibilizando no formato PDF, preservando os projetos gráficos e garantindo a segurança da distribuição para que autores e colaboradores recebam adequadamente por suas parcelas na produção dos conteúdos. “Estamos vendendo conteúdos, não papel impresso, é sempre importante lembrarmos disso, então não faz diferença a nós onde os leitores vão ler as obras, mas precisamos estar atentos para entregar-lhes da forma que desejarem consumir“, explica.

Perguntado sobre qual seria o principal objetivo da Editora na venda dos livros pela modalidade e-book, Erick afirma que o objetivo é principalmente chegar a leitores que não têm acesso aos livros físicos ou que têm que pagar fretes caros em sua aquisição.

Com o livro eletrônico o acesso ao conteúdo é instantâneo e podemos atingir públicos que já têm preferido adquirir seus livros nos formatos digitais. Além da leitura em computadores pessoais, há o aumento de leitores em celulares e tablets, é uma tendência que não pode ser ignorada. E como o nosso objetivo é a produção de conteúdo, acima de tudo, é um caminho natural para a editora“, complementa.

A ideia é, segundo o editor, logo estarem na Apple e também na Amazon, chegando ao ponto mais importante dos ebooks: a disponibilidade mundial das obras, onde todo leitor na língua portuguesa poderá conhecer o trabalho da Draco, não somente os brasileiros.

Sobre o preço, Erick comenta sobre a vantagem do e-book, comparado com o fato de que, além de não terem ainda os livros físicos em todas as livrarias do Brasil, algumas cobram fretes na entrega, o que pode tornar a diferença entre o eletrônico e o físico de 30 a até 50%.

Ele ainda destaca: “Nos livros eletrônicos não há frete e o acesso à obra é instantânea, bastando para isso uma conexão de internet para baixar arquivos que têm em média 2MB. É uma junção de disponibilidade a todos os leitores que estiverem procurando pelos nossos conteúdos e a manutenção de um modelo de negócio que ainda respeita e beneficia a remuneração adequada ao autor, já que ele receberá o mesmo pagamento em cada exemplar digital ou físico“.

Comentários (4)

Sou das antigas. Nada substitui um bom e físico livro. Além do mais, pode existir a segurança contra pirataria, mas enviar para a lista inteira de email é fácil. Enfim… Não gosto dessa novidade.

Substituir, acredito que também não; complementar, sim. Seguros contra a pirataria ninguém esta: a Devir não fez e-book de suas traduções de RPG, e lá estão elas passeando pelo torrent e pelo 4shared; assim como outras obras que já vi, mas que não recordo agora.

O e-book é uma inovação extremamente positiva para o mercado editorial, e parabenizo a Draco pela sua iniciativa de produzir as obras também para esse formato. Sucesso!

Retificado pelo Sama, tomei conhecimento da proteção contra o envio do qual reclamei. Menos mal.

Ainda assim, prefiro folhear as páginas com os dedos do que arrastar com o mouse ou clicar em um botão. Se minha vista tá um bagaço por causa dos livros, imagina ficar com a cara colada no monitor do notebook, ou mesmo no celular ou iPad.

Enfim, pode ser uma opção a mais para os leitores, mas é algo que não me interessa.

Ei, Toy, revisão do Terra Morta foi feita na maioria num iPad. Acho bem mais prático pra ler no escuro do que depender de luminária. ;)

Deixe o seu comentário