Diário CT: Diários do Vampiro – O Retorno: Almas Sombrias

Escrito por Emerson Marques | Listado em Diário CT | Publicado em 06-06-2011

4

A série Diários do Vampiro de L.J. Smith teve originalmente quatro volumes publicados: O Despertar, O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria. E provavelmente devido ao sucesso e repercussão que a série ganhou, a autora resolveu voltar a escrever seus romances vampirescos com Diários do Vampiro: O Retorno, o 1º volume da nova fase, Anoitecer, foi lançado no fim do ano passado no Brasil, e o 2º volume, Almas Sombrias, foi lançado recentemente pela Galera Record, que também lançou os demais, e é sobre este novo livro que vamos falar agora.

Aviso: Por se tratar de continuação de série o texto a seguir contém spoiler.

A história narrada em “Almas Sombrias” teve seu inicio no livro “Anoitecer”, que é onde vemos o retorno de Elena que havia morrido, e agora retornou com poderes especiais. E logo de início a autora faz uso da personagem e seus diários para dar uma recapitulada em toda história, o que facilmente situa o leitor em toda trama.

A partir disso Elena, Damon e Matt partem em busca de Stefan, que está em uma prisão na Dimensão das Trevas, depois de ser seqüestrado pelos os irmãos demônios Shinichi e Misao com a promessa de se tornar humano novamente. E é quando Matt volta para Fell’s Church que Elena vê o quanto vai depender de Damon nesta busca, que de certa maneira é responsável pelo que aconteceu com Stefan, e parece estar disposto a tudo para resgatar o irmão. Mas logo depois recebe a ajuda de Bonnie e Meredith para chegar até o portal da Dimensão das Trevas.

E para entrar lá as três precisaram se passar por escravas de Damon, para encontrarem as duas metades da chave da raposa, chave que será indispensável na libertação de Stefan.

A série Diários do Vampiro traz uma história fascinante e personagens cativantes e bem desenvolvidos. Mas neste novo volume temos um ritmo lento no desenrolar da história e só no final o livro consegue prender o leitor definitivamente. Os personagens, um dos pontos altos da série, não sofrem grandes mudanças, tirando Damon que se mostra muito mais “bonzinho” e em boa parte do livro Elena não consegue resistir ao encanto.

A parte sobrenatural da série está ganhando cada vez mais peso na trama, o romance é quase imperceptível. E muitas vezes somos levados a cenas que pouco acrescentam no enredo geral da série, um exemplo é o destaque dado aos escravos da Dimensão das Trevas neste livro. Algo que também sinto falta é da intensidade da personalidade dos personagens, que estão mais neutros.

Isso é o que me deixa mais frustrado, ver o quanto a autora e sua história tem incontáveis possibilidades de acrescentar coisas novas e que poderia tornar “O Retorno” ainda melhor que seus volumes anteriores, mas não o faz. Mas este é sem dúvida o pecado mais cometido em continuações.

E apesar de a nova trama não atrair tanto, confesso que é sempre bom poder reviver este universo de L.J. Smith, recomendo aos fãs da série. E como não poderia deixar de ser, no fim do livro um acontecimento nos deixa louco pelo próximo volume, coisa clássica da autora.

Para mais detalhes de O Retorno acesse nossa página, onde você encontra também o link para conferir os 1º capítulos dos livros.

Comentários (4)

Muito ansiosa para ler este novo livro. Sou muito fã de Vampire Diaries.

já li anoitecer e não gostei tanto assim mas estou curioso por este novo livro

Crepúsculo inspiration. Passo.

Gosto mais da série =D

Deixe o seu comentário