Cristina Caldeira
Nome: Cristina Caldeira
Idade: 49
Formação: Jornalista
Cidade - Estado: Rio de Janeiro - RJ
1. Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Os livros da literatura considerada adulta entraram – e se instalaram – na minha vida aos onze anos de idade. Lembro bem dessa época, porque meus pais compraram uma casa em Petrópolis, na região serrana do Rio, e os antigos donos deixaram uma sala lotada de livros em um chalé que chamávamos de casa de hóspedes. Passei as férias de verão dividida entre as brincadeiras, os amigos, a piscina e a descoberta de dezenas de autores e títulos. Essas férias definiram o caminho que a minha vida iria tomar.
2. Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Harry Potter, Fronteiras do Universo e Senhor dos Anéis. Os motivos da preferência são bem coincidentes: empatia dos personagens, tramas envolventes e, claro, a criatividade alucinante desses três autores fantásticos : J.K. Rowling, Philip Pullman, Tolkien.
3. Que publicações você já tem?
Saga da Herdeira, engloba dois livros – O Segredo da Herdeira e A Maldição dos Contrários – e será fechada com um terceiro ainda sem nome definido. A editora é a WMF Martins Fontes.
4. Como e quando surgiu a idéia de escrever a “Saga da Herdeira”?
Depois de ter passado pelo processo seletivo da Oficina de Roteiristas da Rede Globo e ficar entre os seis roteiristas escolhidos para o curso de formação, descobri o mundo da ficção. Fiquei tão envolvida com as possibilidades criativas que a linguagem jornalística, que era a minha realidade até essa época, foi perdendo a graça. A idéia para a Saga começou a ganhar fôlego através dos livros juvenis dos meus filhos, foi uma questão de juntar as pontas: a vontade de escrever ficção já havia se instalado e as aventuras juvenis pareciam um veículo perfeito para desencadear o processo..
5. Qual seu personagem preferido na obra? Por quê?
Adoro a Gabriela, uma adolescente típica lutando com as dificuldades e alegrias do crescimento, cercada por desafios absurdos. E também a Micaela, sempre dúbia e surpreendente. E o professor Omã, a Melina de Felice e… chega, não é?
6. Quais foram os desafios e o que mais te agradou na escrita destes dois volumes da Saga?
Buscar uma editora sólida e respeitada é um desafio que requer paciência e persistência. Você escreve e acha que tem uma ótima obra em mãos. E daí? Como chegar às pessoas certas? Essa é uma nova aventura e, pior, não é você quem escreve.
7. Quais são os seus projetos atuais?
Estou com um novo livro pronto, literatura policial, adulta. Mas o universo jovem tem um peso importante também nesse livro. O nome é Ipanema Dream. Eu estou muito motivada, espero que seja editado até o final desse ano.
8. Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Aos leitores, palavras de incentivo. Cada livro que vocês leem traz dividendos embutidos seja qual for a sua trajetória. Só quem tem o hábito da leitura percebe sobre o que eu estou falando. E, se existe aí algum escritor em potencial, leia mais ainda, qualifique-se que o caminho acabará se abrindo. Boa sorte a todos.
.
Para conferir as novidades sobre a Cristina, você pode acessar o blog de seu livro.