Rosana Rios

Nome completo: Rosana Rios
Idade: 55 anos
Formação: Arte-educadora
Cidade/Estado: São Paulo- SP

1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde que aprendi a ler, bem cedo. 6, 7, 8 anos.

2 – Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Gosto de ler de tudo, dos clássicos às Hqs, mas tenho predileção pelo fantástico porque estimula mais minha imaginação: a liberdade de imaginar que tudo é possível, que não há limites para nada, que a fronteira entre ficção e realidade sempre pode ser estendida… isso me atrai num livrto.

3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Minha favorita sempre será a ambientada na Terra-média: O Silmarillion, O Senhor dos Anéis, Contos Inacabados, History of Middle-earth. Escolher outras duas sagas? Muito difícil, leio quase tudo… Mas, em fantasia, acho que a mais rica na literatura atual é A Song of Ice and Fire, do George R. R. Martin. E a mais divertida é a série Discworld, do Terry Pratchett.

4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A literatura fantástica nos leva “audaciosamente onde ninguém jamais esteve”…
Esse tipo de literatura nos faz refletir sobre nós mesmos e a condição humana muito mais do que obras por demais realistas. E os livros nos trazem emoção, diversão, encantamento.

5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Palestras, oficinas, eventos em geral, promoções nos meus blogs; e tenho um Grupo de Estudos de Literatura Fantástica no Yahoo.

6 – Que publicações você já tem?
São 115 obras publicadas, entre literatura fantástica, novelas juvenis, livros infantis, quadrinhos, e duas obras de não-ficção: o livro que organizei “Senhoras dos Anéis: Mulheres na obra de J. R. R. Tolkien”, pela Devir, e a “Enciclonérdia – Almanaque de Cultura Nerd” pela Panda Books. Ambos escritos em parceria. A lista completa dos meus livros está em aqui.

7 – Quais são os seus projetos atuais?
Terminei uma deliciosa tradução em parceria com a autora e amiga Martha Argel. Estou escrevendo um livro infantil, dois juvenis com dois parceiros diferentes, e pesquisando para um projeto fantástico que quero desenvolver em 2012 (antes de o mundo acabar, é claro).

8 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Escrever é um desafio incessante. Cada obra demanda muito tempo de trabalho, pesquisa, burilamento do texto. Quem quer ser escritor profissional precisa ler muito, cultivar amizades na área, contar com a sabedoria dos mais experientes, e estar sempre pronto para retomar um texto e revisar, corrigir, buscar a palavra certa na frase certa. Após publicar 115 livros eu ainda me emociono com cada enredo, me apaixono por cada personagem, ainda busco a ajuda de um editor ou leitor crítico para me ajudar a melhorar cada texto. O ofício de escrever é um aprendizado eterno.

.

Para conferir as novidades sobre a Rosana, você pode acessar seus sites aqui e aqui, blogs aqui e aqui, seguí-la no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]