Tâni Falabello
Nome completo: Tâniamara Falabello Paluch
Idade: 33 anos
Formação: Farmacêutica
Cidade/Estado: Fazenda Rio Grande/PR
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Tenho gosto pela leitura desde os oito, nove anos. Comecei com a Coleção Vagalume e com livros do Pedro Bandeira e não parei mais!
2 – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?
Sim, porque o fantástico, o irreal, me atrai. Essa fuga da realidade, tanto para ler quanto para escrever, é maravilhosa!
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Bom, “Jogos Vorazes” foi uma surpresa recente, não esperava que uma saga fosse me atrair tão rápido assim. Muito se dá, além da temática interessante, pelo posicionamento e a atitude da protagonista, Katniss Everdeen. “Fallen” foi a minha primeira tentativa na temática anjos, e fiquei interessada, pois achei a questão anjos versus adolescentes delinquentes bem aproveitada. E foge daquele romance água com açúcar, ele tem conteúdo. E “Harry Potter” acho que dispensa motivos, não é? Magia, fantasia, Inglaterra… acho que junta muitos dos meus gostos numa saga só. Tanto que o último livro da saga eu devorei em inglês mesmo, antes de sair a tradução aqui no Brasil!
4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?
Creio que permite intensificar a imaginação e a criatividade, pois o fantástico muitas vezes está em nossas vistas, mas não vemos. Ou não somos ensinados a enxergar. Eu acho que ajuda a melhorar a visão do leitor, deixá-la mais sensível e crítica, mais refinada e perceptiva ao mundo…
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Bom, eu sempre que posso, estou repassando mensagens de incentivo à literatura, não só a fantástica como a geral, e de incentivo a leitores nacionais, porque precisamos nos apoiar, precisamos um incentivar o outro, um ler a obra do outro, para que possamos convencer os leitores de que vale a pena, de que valemos ser lidos! Faço a minha parte entre meus pares, em minha comunidade, através de conversas com a secretaria municipal de educação, mas é trabalho de formiguinha.
6 – Que publicações você já tem?
Publiquei em abril desse ano (2012) o meu primeiro, Rosa Imortal, Um Novo Florescer, pela Editora Literata.
7 - Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:
Bom, Rosa Imortal, Um Novo Florescer, é um romance que mescla o sobrenatural com o policial, com a espionagem, e se passa no final da década de 60, em Londres. É uma história de vampiros, mas também é uma história de espiões. Fala muito sobre seres amaldiçoados, mas que ainda se prendem muito à humanidade que os cerca.
8 – Quais são os seus projetos atuais?
Já tenho prevista uma continuação (que deve sair ano que vem), tenho ideias para um terceiro, e um projeto paralelo começou a surgir em minha cabeça. Só tenho que colocar ordem na cacholinha!
9 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Pessoal, nunca desistam! Nunca desistam de ler, nunca desistam de escrever, nunca desistam de tentar publicar. Nunca! Se queremos, conseguimos! E principalmente, nunca deixem de ler, nunca deixem de adquirir conhecimento, pois isso é precioso e que ninguém tira de nós!
.
Para conhecer mais do trabalho da autora, aqui seu site, aqui seu twitter e seus e-mails: [email protected] e [email protected]