Janet Foxley
Nome: Janet Foxley
Idade: entre 60 e 70
Formação: Licenciada em Alemão e Francês
Residência: perto de Carlisle, Reino Unido
1 - Você tem o hábito de ler desde que idade?
Não me lembro de uma época em que eu não lia. A leitura era meu passatempo favorito quando era criança, e eu gostaria de ter tempo para ler tanto agora como eu tinha antes!
2 - Você gosta de ler literatura fantástica? Por quê?
Eu não gosto muito do tipo de alta fantasia que é sobre superar as forças do mal e está cheio de criaturas fantásticas e soluções mágicas para os problemas. Eu prefiro histórias enraizadas em lendas (Irmãos Grimm, etc), mitologia e folclore. Eu gosto da sensação que essas histórias têm de ser parte de uma antiga tradição.
3 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a seus leitores?
Acho que os leitores de fantasia desfrutam de escapar dos problemas comuns do mundo real e talvez se identificar com personagens heróicos, quando eles não podem ser heróis na vida real.
4 - Qual foi sua inspiração para escrever os livros de Muncle Trogg e por que você escolheu gigantes?
Eu decidi sobre gigantes antes de criar Muncle. Eu queria escrever um livro sobre tradicionais personagens lendários. Eu pensei sobre todos os personagens que ocorrem no mito: fadas, anões, goblins, etc, e decidi que eu poderia me divertir mais com os gigantes. Então eu pensei sobre o que o meu protagonista gigante seria. Este é um livro para crianças, de modo que o protagonista tinha que ser uma criança, e eu geralmente escolho um menino, de modo que os meninos estão felizes em lê-lo. Então eu me perguntei que tipo de problemas um menino gigante pode enfrentar que formam a base do enredo. E eu imediatamente eu sabia a resposta. O pior problema de um menino gigante poderia ter seria ser pequeno!
6 - Você esperava ganhar vários prêmios com Muncle Trogg?
Eu tinha escrito há trinta anos e nunca tinha sido publicado, então tudo que eu queria, quando eu estava escrevendo Muncle Trogg, era conseguir que o livro fosse publicado. Eu não sabia nada sobre prêmios e, certamente, não esperava ganhar nenhum. Eu tive muita sorte que Muncle ganhou um concurso para escritores de crianças que nunca tinham tido um livro publicado, e o prêmio foi a publicação.
7 - Quais são os seus projetos atuais? Você está escrevendo outro livro agora?
O meu último livro publicado é Muncle Trogg e o Burro Voador, no Brasil também! Eu posso escrever outro livro Muncle, mas ainda não. No momento eu estou trabalhando em uma nova ideia para as crianças da mesma idade. Como Muncle, tem um dragão e uma princesa, mas não gigantes.
8 - Qual é o seu livro favorito?
Eu gosto de tantos livros, é impossível escolher um favorito. Mas o livro infantil que eu gostaria de ter sido inteligente o suficiente para escrever é “The Borrowers”, de Mary Norton.
9 - Qual é o seu escritor favorito?
Meus escritores favoritos para adultos são o canadense Robertson Davies e o alemão Siegfried Lenz. Autores infantis favoritos, são Philippa Pearce e Jan Marcos. Eu não sei se algum de seus livros estão disponíveis no Brasil.
10 - O que você gostaria de dizer aos seus fãs brasileiros?
Estou muito feliz que as crianças brasileiras estão desfrutando Muncle Trogg. Obrigado por comprar os livros - se você tiver, ou se você tem pego eles da biblioteca, que é muito bem também!
.
Para quem quiser conhecer mais do trabalho da autora, aqui seu site.