Willian Nascimento

Nome completo: Willian da Silva Nascimento
Idade: 21 anos
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Eu iniciei o gosto real pela leitura aos quinze anos, mais ou menos. De início, pegando livros emprestados até que tomei o gosto real e comecei a investir na compra de livros próprios.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
O que me iniciou no gosto pela leitura - não só fantástica, como em todas as outras – foram às horas empregadas em jogos de RPG. Meus amigos e eu ficávamos horas e horas jogando em mundos como o de Tormenta (3DeT), o de Vampiro a Máscara (Storyteller) e outros e isso foi me desenvolvendo o gosto, de início, por esses livros. Depois, quando passei a ser eu o narrador das histórias, passei a ler mais como forma de conseguir inspiração e criar eu mesmo meus próprios mundos. E nesse decorrer, a literatura fantástica foi a privilegiada, pois era a que mais me dava imaginação para a criação de mundos mais e mais maravilhosos.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Harry Potter de J. K. Rowling – por vários motivos – Primeiro, por que os sete livros se encaixam perfeitamente e nenhuma palavra é desnecessária (são quase cinco mil páginas sem que se desperdice nenhuma). Depois, o enredo é muito bem construído e os personagens muito bem feitos. E em terceiro, e o mais importante, foi a capacidade da autora de criar uma história atraente que conseguiu trazer inúmeras pessoas – de todas as idades – para a leitura. Crônicas Vampirescas de Anne Rice – Por ser um mundo vampírico muito bem feito, o que mostra um grande trabalho de pesquisa da autora para tentar criar um mundo de fantasia que desse uma real sensação de reconhecimento com o leitor, unindo fatos, mitos e lendas locais, criando uma verossimilhança com a realidade. Gosto muito também dos livros de Paulo Colho – embora ele não tenha ainda lançado uma saga - pois, apensar das inúmeras críticas, ele possui uma narrativa envolvente que, com pouco, consegue falar de muitas coisas.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A mim – e acredito que também aos leitores -, acrescenta, além da capacidade de fugir por alguns instantes de uma realidade estagnada e muitas vezes massacrante, o grande potencial desse tipo de literatura tem de abordar temas de nosso cotidiano de forma mágica. Nesse sentido eu gosto de chamar a atenção para a potencialidade desse tipo de literatura de, muitas vezes, tecer uma crítica a nosso modo de vida sem necessariamente dar exemplos nossos, tornando a crítica mais acessível, agradável e, com isso, com capacidade de atingir mais pessoas. Como exemplo, gosto de citar o Lestat (de Anne Rice) e seu desafio entre fazer o que é certo e o que lhe dá prazer, ou o filme Avatar que mostra muito bem a relação entre culturas diferentes.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Primeiramente, lendo. Pois assim eu tenho um embargo para poder dizer e recomendar um livro. Por mais que eu goste ou não de um título, prefiro de lê-lo antes de tecer qualquer opinião para poder dar uma crítica coerente e não me baseando em (Pré) conceitos. Depois, tentando conhecer as pessoas para quem divulgo e ver se esse é o tipo de leitura que as agrada, assim, posso recomendar títulos que condigam aos diferentes gêneros, afinal, leitura também é questão de gosto e tem que ser direcionado para as pessoas certas.

6 - Que publicações você já tem?
No momento, eu tenho liberado gratuitamente em meu blog o meu primeiro Romance intitulado “O véu”. Tomei essa medida, pois, infelizmente, no Brasil é muito complicado para autores de fantasia publicar seus trabalhos devido à preferência das grandes editoras em lançar autores estrangeiros, pois estes representam menor risco. Primeiro, por que já deram certo em seu país de origem e segundo, pois já vem com uma propaganda pronta e estratégia clara. Desse modo, escolhi lançar “O Véu” de forma gratuita justamente para apresentar meu trabalho e também receber as críticas necessárias – o que está bom, o que tem que mudar, ou, “Desista cara, você não tem jeito” rsrs. E parece que esse tipo de divulgação deu certo, pois agora, entre Abril e Maio desse ano, irei conseguir publicar meu primeiro trabalho – “De Corpo e Alma”, uma história independente que se passará no mesmo mundo de “O véu” -, pela editora Multifoco, que além de fazer um bom trabalho editorial - pelo que pude ver em algumas pesquisas - também não cobra do autor para isso, mostrando que está interessada em investir numa história.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Além estar me graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no momento, me encontro ocupado com o Lançamento de “De Corpo e Alma” ao mesmo tempo em que me estou terminando as burocratizações referentes ao registro da obra “O Véu – volume dois”, para lançá-la também para download. Também estou terminando uma nova história, essa separada do mundo de “O Véu”, intitulada “O Salto”, que narrará a história de anjos caídos.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Continuem lendo. Tanto livros nacionais como internacionais, contanto que sejam bons livros. Pois assim poderemos ser mais que um país de carnaval e de futebol. Poderemos ser um país de leitores e letrados.

.

Para conferir as novidades sobre o Willian, você pode acessar seu blog, acompanhar seu perfil no Skoob, add no Orkut ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]