Claudia Vieira
Nome completo: Claudia Sofia Vieira
Idade: 30
Cidade/Estado: Lisboa - Portugal
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
O bichinho da leitura surgiu desde o momento que aprendi a ler. Sempre que os meus pais me perguntavam o que eu queria como prenda de anos ou de Natal a resposta era “Um livro”. Só que mesmo na altura os livros já eram considerados como uma prenda cara e os meus pais tinham poucas possibilidades financeiras, logo não tinha muitos livros, e por isso relia os mesmos várias vezes. Quando começei a trabalhar prometi a mim mesma que compraria um livro por mês, para compensar todos os anos que não tive dinheiro para o fazer.
2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
A literatura de fantasia faz algo que adoro: liberta-nos da realidade. Podemos estar a ler um livro enquanto esperamos pelo nosso transporte numa paragem de autocarro, mas não nos preocupamos com o tempo que vai demorar a chegar, de facto estamos num outro mundo onde mil e uma coisas estão a acontecer. E, quando damos por isso, como por “magia”, estamos finalmente em casa. O tempo passou e nem nos apercebemos.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Escolher apenas 3 é uma tarefa dificil, portanto vou referir as 3 que actualmente são mais referidas no meu blog:”Trilogia Sevenwaters”, de Juliet Marillier. “Trilogia As Joias Negras”, de Anne Bishop e a Saga “Luz e Escuridão” de Stephanie Meyer. Sevenwaters leva-nos para a Irlanda Celta. Juliet encanta-nos com as suas histórias e ansiamos sempre que o amor vença e que haja um final feliz. Geralmente existe sempre um toque de misticismo e criaturas “mágicas” que alteram e manipulam o destino das personagens. Anne Bishop transporta-nos para um mundo, na “Trilogia das Joias Negras”, que só ela poderia ter imaginado. E, por ser tão diferente da nossa realidade, o primeiro livro “custa-nos” a entrar na mente, mas depois disso somos apanhados num desejo de queremos mais livros com as mesmas personagens pois acabamos apaixonados por elas. Os livros de Stephanie Meyer são o fenómeno que se vê actualmente. A sua leitura é fácil, envolvida com uma história de amor entre uma humana e um vampiro, que deixa-nos cativados desde o primeiro capitulo. Confesso que o primeiro livro foi praticamente uma leitura compulsiva.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Permite-nos libertar a mente e ver mais além da nossa realidade. O fantástico estimula-nos a criatividade e imaginação. E, um bom livro de fantasia faz-nos desejar que certas coisas pudessem efectivamente existir. Quem não gostaria de ter uma varinha e fazer magia como a turma inteira do Harry Potter?
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Muitos dos meus amigos gostam de ler livros de fantasia. Tentamos incentivar a nossa leitura através da troca de livros e opiniões entre nós. De bom grado que gostariamos de comprar todos os livros que lêmos, mas o custo de um livro hoje em dia é elevado face ao que ganhamos. Tendo como origem esse gosto de partilhar o que lemos, criei o site “Noticias da Fantasia” (www.noticiasdafantasia.blogspot.com). Antes de haver o site havia uma troca de mails constante entre nós, para estarmos a par das últimas novidades, mas acabávamos por perder o rumo dos acontecimentos. Um blog foi o melhor método encontrado para manter o fluxo de noticias constantes e o nosso universo de leitores de fantasia expandiu-se. Além disso, tenho imenso prazer em escrever, e estou a trabalhar no meu segundo livro, uma vez que os amigos com os quais partilho esse gosto me pendem constantemente capitulos novos.