Raul Fernandes

Nome completo: Raul Nogueira Fernandes
Idade: 16 anos
Cidade/Estado: São Simão/SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Isso é muito relativo e eu realmente não lembro… comecei a contabilizar os livros que leio somente em 2007, mas já lia há uns 5 anos antes disso… não com tanta frequência, mas gostava bastante.

2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
Fugir desse mundo da injustiça globalizada às vezes faz bem… também pra exercitar a imaginação, e sinceramente acreditar que tudo aquilo é possível SIM de acontecer de alguma forma neste ou em outro universo.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
“Fronteiras do Universo” - Não tem nem descrição… a série é a mais fantástica de todas!! É magnífica! Estupenda! O universo criado por Pullman é extremamente fantástico e encanta qualquer um com mentalidade suficiente pra entender o que se passa realmente lá. “As Crônicas de Nárnia” - Nárnia encantou minha vida em 2007… é tudo tão maravilhoso… o livro todo me dá arrepios e eu chorei no filme do Caspian inteiro de emoção, de ver aquilo materializado… o MEU universo… tão fantástico… Escolher a segunda preferida pra mim já foi difícil, então imaginem a terceira… é complicado demais pra mim, que tenho tanto gosto por esse gênero… Acho que duas se empatam: “Desventuras em Série” e “Os Filhos de Húrin”. simplesmente sem palavras. Os mistérios que envolvem toda a vida dos órfãos, suas aventuras fugindo de bandidos… e Túrin Turambar… suas aventuras - ou desgraças - na Terra Média… também o primo dele, Tuor, suas aventuras, seus universos… é tudo tão maravilhoso…

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Depende muito da obra que se lê, cada uma tem suas mensagens a passar, seus ideais a pregar, mas falando de modo geral, todas elas nos levam pra outra dimensão, nos dão momentos fantásticos de viagens impressionantes, desperta a imaginação - o que é muito mais importante em qualquer carreira e momento em nossas vidas que a vocação -, enfim, nos transforma em seres extremamente mais evoluídos e racionais que aqueles que não têm esse hábito ou o fazem só por obrigação.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Administro uma comunidade de traduções para acelerar o acesso a esses livros maravilhosos que ainda não foram traduzidos oficialmente - e lutamos para manter funcionando, já que são poucos os voluntários! -, e também comando um acervo com mais de 1.000 (mil) títulos para download gratuito de e-books em formato pdf.