Leandro Reis
Nome completo: Leandro Reis Almeida
Idade: 29
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Não gosto de mentir, apesar de me sentir incomodado cada vez que dou esta resposta, adquiri o hábito da leitura por volta dos 23 anos somente. Antes disto li muito pouco, coisa de 2 livros por ano. Porém, minha paixão pela Fantasia começou muito antes. Meu primeiro contato o fantásticofora com o filme “Mestres do Universo”, seguido de “Willow na Terra da Magia”. Acredito que estas duas histórias foram as primeiras sementes plantadas na minha alma. Desenhos como Caverna do Dragão, ThunderCats, He-man, dentre outros, foram alimentando ainda mais estas sementes de onde nasceram pequenas mudas. Conheci o RPG ainda adolescente e dei sorte com meu grupo, pois presavam muito mais a história e interpretação do que as regras e os combates em si. As mudas cresceram e ficaram fortes. Quando criei meu próprio mundo para contar histórias, comecei também a escrever e a ler com mais frequencia. Neste momento tornei-me um leitor, ganhando hábito pouco a pouco e descobrindo quanto tempo eu perdi longe dos livros.
2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
Sempre fui um cara que gosta de imaginar coisas. Do tipo que fica se fazerndo perguntas “E se…”. Minha imaginação sempre foi agitada, talvez por isso eu tenha tanta afinidade por aquilo que foge do comum. Eu disse e não é exagero, sou apaixonado por essas lendas criadas por nós. De planetas longínquos em suas guerras à bruxos em suas escolas de magia debaixo de nossos narizes.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
A História Sem Fim (Michael Ende), pela criação de Fantasia e seus personagens. Um mundo onde tudo é possível e maravilhoso, sem que explicações precisem ser dadas. A leitura me fazia perguntar o que eu faria se aquilo acontecesse comigo… E pelos deuses, entrar em um livro daqueles seria o máximo. O Senhor dos Anéis (J.R.R.Tolkien), sou fã da criação de Tolkien e da paixão que ele nutria pela Terra Média. O trabalho dele é único e inspira qualquer pessoa. A Sétima Torre (Garth Nix), apesar da história simples, foi uma séria que me conquistou. O cenário com bárbaros e os magos, suas sombras (que lembram em muito os daemons do Pullman) e as sociedades criadas me fascinaram desde o início.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A literatura é feita de mensagens, experiências. Cada obra é uma lição, um sentimento. Cada livro nos acrescenta uma vida, vivida através de outros olhos, que nos ensinarão lições distintas. Cabe ao autor escolher bem o que acrescentará na alma de seus leitores, é aí que mora nossa responsabilidade, nosa missão. Eu falo mais disto com mais detalhes no meu blog, num post intitulado “O Escritor e sua Missão”.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Através de comunidades, listas de discussão e Blogs, eu busco me informar e manter informados aqueles que consigo atingir com minhas palavras. Além disto eu tento levar meu trabalho para todos que conseguir, sempre sendo sincero e demonstrando a paixão que sinto por tudo isto. Quando vejo nos seus olhos que possuem afinidade com o fantástico, tento ajudá-los a conhecer os inúmeros mundos que nos cercam, fechados em seus portais, chamados por nós de livros…