Clinton Davisson
Nome completo: Clinton Davisson Fialho
Idade: 37 anos
Cidade/Estado: Macaé-RJ
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Minha mãe já lia para mim antes que eu aprendesse a ler. Depois eu curtia ler Monteiro Lobato e Origenes Lessa que eram os autores que minha mãe lia para mim. Se considerarmos Monteiro Lobato um autor de fantasia, eu diria que desde os 4 anos de idade. Mas me interessei por literatura de fantasia mesmo aos 12 anos quando li o Senhor dos Anéis pela primeira vez.
2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
Eu acho que gostamos de fantasia porque há algo em nosso subconsciênte que é estimulado por estas histórias. No caso de Senhor dos Anéis, Narnia e Harry Potter, por exemplo, que são os livros de fantasia que fazem mais sucesso no mundo, há sempre uma separação clara entre o bem e o mal. É todo que queríamos neste mundo, que o bem e o mal, o certo e o errado fossem tão claros e fáceis de seguir. No mundo em que vivemos, ser bravo, corajoso, honrado e destemido são coisas boas, mas também podem resultar em morte, demissão, desemprego e chifres na cabeça. Ser covarde e anti-ético pode significar uma promoção no emprego e até uma homenagem.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Além de O Senhor dos Anéis, gosto de C.S. Leweis e J.K. Rowling. Atualmente estou lendo Perdido Street Station de um autor chamado China Miéville que não foi lançado no Brasil e é atualmente um dos mais badalados (junto com Neil Gailman) escritores de fantasia da atualidade. Ele conseguiu inovar no gênero criando um tipo mais adulto de fantasia que escapa dos clichês de duendes, anões, elfos, etc…
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Vejo a fantasia como uma válvula de escape, um mundo ideal, simplificado, onde bem e o mal são bem definidos e você sempre sabe o que deve fazer para atingir seus objetivos, ou seja, ser nobre, honrado, corajoso. Isso é um bom descanço para quem vive em um mundo onde você pode ser demitido caso se recuse a fazer algo anti-ético ou mesmo levar um tiro por ser negro.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Sempre que posso, vou a eventos do gênero fazer divulgação. Atualmente estou trabalhando com projetos de incentivo a leitura em escolas municipais na cidade onde moro. É interessante como as crianças mais novas são mais fáceis de se incentivar a ler do que os adolescentes.