Mario Carneiro Jr

Nome completo: Mario Carlos Carneiro Junior
Idade: 31 anos
Cidade/Estado: Campo Mourã/Paraná

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?

Leio desde criancinha. Comecei com os onipresentes gibis da Turma da Mônica e da Disney. Na adolescência, passei para as revistas da Marvel e da DC Comics, mas ainda não era algo tão forte. Só peguei o hábito da leitura para valer quando tinha 18 anos, após ler o primeiro livro do Stephen King. A partir daí, não parei mais.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?

A fantasia me parece muito mais interessante que a realidade. Simples assim.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Meu livro de fantasia favorito é O Talismã, de Stephen King e Peter Straub (uma pena que a continuação A Casa Negra foi um tédio), seguido pela poderosa trilogia Fronteiras do Universo, e em terceiro, a série Harry Potter, que é uma delicia (só não gosto de A Ordem da Fênix, comprido e enrolado demais).

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Pergunta complicada… Alguns excelentes livros de fantasia não me acrescentaram quase nada, mas me divertiram pra valer. Acho que não há nada de errado com isso, sabe? Oferecer diversão de qualidade não é fácil, e uma obra não precisa “mudar profundamente sua filosofia de vida” para ser ótima. Por outro lado, há livros que realmente trazem algo de novo para nosso modo de pensar, que nos oferecem algum ponto de vista que nunca chegamos a considerar antes. Só para citar uns poucos exemplos, eu diria que meus questionamentos mais politizados nasceram com a leitura de 1984 e A Revolução dos Bichos, de George Orwell; que fiquei mais exigente e aprendi alguns truques literários lendo as obras de Neil Gaiman, e melhorei meu senso de humor com a série Discworld, de Terry Pratchet, etc. E é claro, depois que lemos histórias sobre grandes feitos e heroísmo (como O Senhor dos Anéis ou Harry Potter), nós almejamos alcançar um pouco daquela nobreza dos personagens, aquela coragem, a bondade, enfim, desejamos ser pessoas melhores. Obviamente não são apenas os livros que fazem isso, há dezenas de outros fatores que ajudam a moldar nosso caráter; mas acho que essas obras podem fazer parte do processo.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Bom, eu escrevo contos que puxam mais para o terror e o insólito do que para a fantasia propriamente dita. Publico esses contos em sites, fanzines, revistas e livros, além do meu blog de contos A Lua Mortal. Também faço resenhas de livros de horror no meu blog Biblioteca Mal-Assombrada, onde sempre divulgo novos projetos de outros autores, entrevistas, lançamentos, etc. Além disso, tenho publicado resenhas no blog MedoB, o maior blog brasileiro sobre terror, com mais de 160 mil visitas mensais.

6 - Que publicações você já tem?
Já publiquei cinco contos na Scarium Megazine, editada pelo Marco Bourguignon. Já publiquei nos sites Juvenatrix e Astaroth, do grande Renato Rosatti. Tenho contos publicados nos livros Alterego e Galeria do Sobrenatural (ambos da Terracota Editora), na obra Invasão (Giz Editorial) e no Draculea – O Livro Secreto dos Vampiros (All Print), estes dois últimos, editados pelo Ademir Pascale. Ah, sou autor convidado da coletânea Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?, também organizada pelo Ademir. Tenho muito orgulho da história que fiz para esta última obra!

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Aos poucos, vou arrumando um livro de contos ainda inédito, que espero conseguir publicar algum dia. Também estou fazendo pesquisas pra um romance, que sabe Deus se vou conseguir começar a escrever, rsrsrs. Mas na verdade ando com pouco tempo para meus projetos literários, devido a compromissos em outras áreas da minha vida. De fato, acho que demora para eu conseguir mergulhar com mais afinco na literatura, mas pretendo fazê-lo assim que for possível. Não se pode abandonar uma paixão, não é verdade?

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Promovam o respeito mútuo entre leitores de sagas diferentes. Cada um tem o direito de gostar do que quiser, e ninguém é melhor ou pior por preferir determinada obra.

.

Para saber mais sobre o Mario Carneiro Jr, você pode acompanhar seu blog Lua Mortal e o Bliblioteca Mal-Assombrada, assim como mandar uma e-mail: [email protected]