Martha Argel
Nome completo: Martha Argel
Cidade/Estado: São Paulo/SP
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde que fui alfabetizada, aos seis anos.
2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Por que me diverte. Mas gosto de ler também muitos gêneros, como histórias policiais, humor, aventura e não ficção (em especial divulgação científica)
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
“O Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, deve ter sido meu primeiro contato mais profundo com a literatura fantástica. Lembro-me que A chave do tamanho me impressionou muito. “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, que me impressionou pela precisão como criou todo o cenário e a trama. E a minha série favorita de vampiros é a série “Blood Books”, de Tanya Huff, que deu origem ao seriado Blood Ties, pela forma incrível como a autora consegue criar emoção, com frases e palavras aparentemente corriqueiras, mas muito elegantes.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Acho que a literatura fantástica, assim com outras formas de leitura, ajudam a aliviar um pouco as dificuldades do dia-a-dia. Para mim, é uma ótima forma de descansar e de me divertir.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Acho que minha maior contribuição é justamente escrever livros e contos de fantasia e ficção científica que agradem o leitor, mesmo aquele que não tem tanta familiaridade com esse gênero literário. Tenho vários leitores que descobririam a literatura fantástica por meio de meus livros, e se tornaram fãs dela. Ainda, já faz muitos que anos participo como palestrante, falando sobre literatura fantástica, em eventos e palestras voltados para a literatura, RPG, cultura pop, etc. Além disso, mantenho na internet meu site, com contos e sinopses de alguns de meus livros. Em meu blog e em minha mala direta divulgo meus lançamentos e eventos dos quais participo, além de comentar ocasionalmente alguns livros que li e gostei.
6 - Que publicações você já tem?
Romances: Relações de Sangue (a ser relançado, Giz, 2010) e O Vampiro da Mata Atlântica (Idea, 2009). Não-ficção: O Vampiro Antes de Drácula - organização, tradução e notas, com Humberto Moura Neto (Aleph, 2008). Coletâneas de Contos: O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy, 2006), O Vampiro de Cada Um (ed. da autora, 2003), Lugar de Mulher é na Cozinha - organização e participação com o conto “Vidinha Caseira” (Writers, 2000), Olhos de Gato (Writers, 2000), Contos Improváveis (VBS, 1999, Writers, 2000). Participação em antologias: O Livro Vermelho dos Vampiros, com o conto “Nina e Suzana no shopping” (Devir, Jacaranda, 2009), Amor Vampiro, com o conto “A flor do mal” (Giz, 2008), Grageas - 100 Cuentos Breves de Todo el Mundo, com o microconto “El poder de la fe” (Desde la Gente, 2007), Vinte Voltas ao Redor do Sol, com o conto “Vidinha caseira” (CLFC, 2005). Traduções para o português: Noite Eterna – Claudia Gray (Planeta, 2010), Caçadora de Estrelas – Claudia Gray (Planeta 2010), Hourglass (ainda sem título em português) – Claudia Gray (Planeta, no prelo), Succubus Blues (ainda sem título em português) – Richelle Mead (Planeta, no prelo)
7 - Quais são os seus projetos atuais?
Este ano deve sair a reedição de meu romance vampírico Relações de Sangue, e também será publicada sua continuação, Amores Perigosos, ambos pela Giz Editorial. Um outro livro meu também deverá ser reeditado, por outra editora. Fora isso, estou trabalhando junto com meu marido Humberto Moura Neto em mais uma coletânea de contos fantásticos do século dezenove.
8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Continuem sempre a curtir o hábito da leitura, e a espalhá-lo entre as pessoas a sua volta. O apoio de vocês, assim como de todos os leitores, é fundamental para os escritores, sobretudo os nacionais. Recomendem aos amigos as obras de que gostaram, e lembrem-se de não estimular a cópia ilegal de livros, que priva o autor dos direitos autorais e muitas vezes acaba prejudicando sua atividade. Aproveito para agradecer ao convite do Criando Testrálios para divulgar meu trabalho, e dou os parabéns a toda a equipe pelo esforço na divulgação da literatura fantástica. Um grande beijo a todos!
.
Para conhecer mais o trabalho da Martha, você pode acessar seu site, seu blog, ou segui-la no twitter.