Georgette Silen
Nome completo: Georgette Silen
Idade: 39 anos
Formação: Licenciatura em Artes Cênicas
Cidade/Estado: Caçapava/SP
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde antes de aprender a ler… Lembro que quanto tinha uns três anos minha mãe me comprou um livro dos Três Porquinhos e leu uma vez. Eu memorizei cada frase de efeito, detalhe da narração dela. E depois ficava com o livro para todos os lados, relendo pra mim mesma a história, sentada na goiabeira do quintal, observando as letras e as figuras. Nesse dia eu tive certeza que gostava de ler e que, de alguma forma, isso faria parte da minha vida.
2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Pela liberdade de temáticas que ela propõe. Eu posso sair do lugar comum e criar as aventuras e personagens mais inusitados, as situações mais insólitas e inimagináveis. Ela amplia a capacidade de informações e estimula a criar, ousar, buscar elementos. Literalmente, dá asas a imaginação. A literatura de fantasia atrai os leitores pela diversidade de temas: você pode explorar o Universo, viajar no tempo, conviver com vampiros, lobisomens e bruxas, caminhar com fantasmas, matar dragões e salvar princesas. A primeira leitura que temos na vida são as dos contos de fadas e contos maravilhosos. Esse fato, por si só, já determina e muito a preferência que os leitores desenvolvem por esse gênero. E com o passar do tempo, se ele for estimulado a continuar, terá mais esse recurso literário a sua disposição como opção de leitura.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley – eu tinha 14 anos quando li o primeiro volume, já conhecia as histórias do rei Arthur, mas como sempre se falava muito dele e de seus cavaleiros. As Brumas foi uma saga muito bem feita e vitoriosa por explorar o mito pela perspectiva feminina. E engana-se quem acha que por isso a história ficaria açucarada e genérica, pelo contrário, ela desenvolve uma dimensão, toma um corpo gigantesco, e mostra um lado do poder que só se sustenta pela interferência da mão feminina. Alem, é claro, de envolver toda a maravilhosa cultura celta, druida e romana. São quatro volumes que você devora em dias, e sente o gostinho do quero mais. Duna, de Frank Herbert- simplesmente maravilhoso. Um Cult da ficção cientifica política, merecedor da fama e do imenso sucesso que alcançou em todos os volumes, inclusive nas continuações escritas pelo filho de Frank Herbert. Todas as analogias e metáforas que ele propõe são carapuças que caberiam na cabeça de muitas figuras internacionais famosas que conhecemos. Recomendo a todos os fãs do gênero. Série Paganus, Simone O. Marques – A série dessa fantástica escritora brasileira tinha que figurar entre minhas preferidas. Essa paulistana consegue reunir em seus quatro livros (o quinto da saga será lançado esse ano) magia, romance, mistérios, debates pertinentes a temas atuais, pesquisa histórica apurada e ritmo incansável de leitura. Ela, com certeza, será uma de nossas maiores escritoras do gênero no Brasil.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A oportunidade de escrever sobre o que tenho vontade, debater temas utilizando a ferramenta do gênero fantástico para provocar a reflexão e o debate. Mesmo na fantasia, os parâmetros que temos para criar nossos personagens são aqueles que nos rodeiam. Criticamos e exaltamos modelos de comportamentos, discutimos temáticas, propomos soluções e criamos universos inteiros que buscam mostrar o que pode ser mudado no nosso, que jornadas podemos seguir para alcançar objetivos maiores, e como conduzir os caminhos que nos levam a isso. Para os leitores, a oportunidade de entretenimento, de ler uma boa estória, de provocar sua curiosidade e desejo por mais, de ouvir comentários do tipo: “Nunca li nada parecido antes, agora quero continuar” é a maior vitória. Já tive leitores que, depois de um contato com meu trabalho, agradeceu por conhecer um tipo diferente de literatura, que abriu seus horizontes e sua vontade em buscar mais coisas do mesmo tema.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Eu gosto muito de promover encontros literários nas escolas da minha cidade. Especialmente com o publico infanto-juvenil e adolescente, tido como um público que não gosta de ler. Na verdade, ele não é incentivado a isso. Veja os conteúdos programáticos das escolas? Clássicos, clássicos e mais clássicos. Não há alternativas que o estimulem a gostar de leitura. Não que os clássicos não sejam necessários, eu sou grande fã deles sempre, mas quando adolescentes são obrigados a ler apenas por pressão de vestibular, a escola acaba matando a semente da vontade de ler. O equilíbrio se faria necessário ai, pois adolescentes acabam achando que a leitura é apenas um caminho para a Universidade, e nada mais. Perigosa visão. Fora essas intervenções diretas, gosto de blogs, sites, e de realizar promoções de livros em sites de parceiros. Esse ano doei exemplares de livros para o Concurso do Estronho, para a Biblioteca da Penha, no Rio de janeiro, através da campanha da poetisa Nana, e estou com uma promoção do O Grimoire dos Vampiros no Mundo de Fantas e outra que vai começar na comunidade do Resenhas Literária, no Orkut.
6 - Que publicações você já tem?
Citarei algumas do período 2009 a 2010. Dimensões. BR – Andross Editora, O Grimoire dos Vampiros (organização) - Literata, Folhas de Espantos – Literata, Marcas na Parede – Andross, Fiat Voluntas Tua 2 – Multifoco, Femina – Multifoco, Metamorfose – a fúria dos Lobisomens – All Print, Poe 200 anos – All Print, Paradigmas 4 – Tarja Editorial, Sombrias Escrituras – contos de terror – Cidadela Editorial, O melhor do conto Brasileiro – CBJE, Olhares na Noite – e-book.
7 - Quais são os seus projetos atuais?
Os próximos lançamentos são: Ufo – contos não identificados (organização) - Literata, Historias fantásticas – volume 1 (organização)- Cidadela Editorial, Moedas para o barqueiro – Andross, Tratado Secreto de Magia – Andross, Extraneus – volume 2 – Quase Inocentes – autora convidada – Cidadela Editorial, Caldeirão da Bruxa (organização) – Multifico, Cruzada – contos medievais (organização) – Multifoco, Próxima Estação – Andross, Pacto de Monstros 2 – Editora Multifoco, Sinistro 2 - Multifoco, Espectra – histórias de fantasmas (organização) - Literata, Kukl – Assembléia de Bruxas – autora convidada – Literata. Além desses trabalhos, também fiz o prefácio e resenhas dos livros Agridoce, de Simone O. Marques, e do Homens Sem Rosto, de Renato G. Cunha, que serão lançados na Bienal de São Paulo desse ano. Também fiz a apresentação do livro de contos Aos Olhos da Morte, de M.D.Amado, que também será lançado na Bienal. E tem outros, como a parceria com uma nova revista eletrônica (R.I.P) que será promovida pelo site Estronho, e novos projetos que irei anunciando aos poucos.
8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Que leiam muito, rsrsrsrs. Apesar de redundante, essa afirmação é válida sempre. E aos novos escritores um aviso: o melhor feedback que você receberá será o de seus leitores, sempre. São eles que verdadeiramente dirão sobre seu trabalho, acompanharão seus escritos e serão críticos de uma forma construtiva. Tenho acompanhado muitos posts, em blogs e comunidades, em que os ditos “críticos literários” nada fazem a não ser denegrir e comentar de forma pouco, ou nada crítica, os trabalhos de autores novos. Quem tem grande conhecimento tem uma grande responsabilidade. Aqueles que se dizem experientes deveriam entender que autores não nascem prontos e que talvez nunca fiquem, é um processo de crescimento e amadurecimento na profissão, e que expor seu trabalho ao público é a melhor forma de evoluir. Não temam criticas de nenhum tipo, nunca, pois se fizerem isso nunca mais irão escrever nada na vida, e seus leitores não podem pagar por isso, certo? Aproveitem tudo, em função de sua arte.
.
Para conhecer mais do trabalho da Georgette, você pode acessar o seu blog pessoal, ou mesmo mandar um e-mail a ela: [email protected] . E ainda pode conferir os blogs das suas próximas coletâneas: Histórias Fantásticas, Cruzada e Caldeirão da Bruxa.
Nome completo: Georgette Silen
Idade: 39 anos
Formação: Licenciatura em Artes Cênicas
Cidade/Estado: Caçapava-sp
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde antes de aprender a ler… Lembro que quanto tinha uns três anos minha mãe me comprou
um livro dos Três Porquinhos e leu uma vez. Eu memorizei cada frase de efeito, detalhe da
narração dela. E depois ficava com o livro para todos os lados, relendo pra mim mesma a
história, sentada na goiabeira do quintal, observando as letras e as figuras. Nesse dia eu
tive certeza que gostava de ler e que, de alguma forma, isso faria parte da minha vida.
2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Pela liberdade de temáticas que ela propõe. Eu posso sair do lugar comum e criar as
aventuras e personagens mais inusitados, as situações mais insólitas e inimagináveis. Ela
amplia a capacidade de informações e estimula a criar, ousar, buscar elementos.
Literalmente, dá asas a imaginação. A literatura de fantasia atrai os leitores pela
diversidade de temas: você pode explorar o Universo, viajar no tempo, conviver com vampiros,
lobisomens e bruxas, caminhar com fantasmas, matar dragões e salvar princesas. A primeira
leitura que temos na vida são as dos contos de fadas e contos maravilhosos. Esse fato, por
si só, já determina e muito a preferência que os leitores desenvolvem por esse gênero. E com
o passar do tempo, se ele for estimulado a continuar, terá mais esse recurso literário a sua
disposição como opção de leitura.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley – eu tinha 14 anos quando li o primeiro volume,
já conhecia as histórias do rei Arthur, mas como sempre se falava muito dele e de seus
cavaleiros. As Brumas foi uma saga muito bem feita e vitoriosa por explorar o mito pela
perspectiva feminina. E engana-se quem acha que por isso a história ficaria açucarada e
genérica, pelo contrário, ela desenvolve uma dimensão, toma um corpo gigantesco, e mostra um
lado do poder que só se sustenta pela interferência da mão feminina. Alem, é claro, de
envolver toda a maravilhosa cultura celta, druida e romana. São quatro volumes que você
devora em dias, e sente o gostinho do quero mais. Duna, de Frank Herbert- simplesmente
maravilhoso. Um Cult da ficção cientifica política, merecedor da fama e do imenso sucesso
que alcançou em todos os volumes, inclusive nas continuações escritas pelo filho de Frank
Herbert. Todas as analogias e metáforas que ele propõe são carapuças que caberiam na cabeça
de muitas figuras internacionais famosas que conhecemos. Recomendo a todos os fãs do gênero.
Série Paganus, Simone O. Marques – A série dessa fantástica escritora brasileira tinha que
figurar entre minhas preferidas. Essa paulistana consegue reunir em seus quatro livros (o
quinto da saga será lançado esse ano) magia, romance, mistérios, debates pertinentes a temas
atuais, pesquisa histórica apurada e ritmo incansável de leitura. Ela, com certeza, será uma
de nossas maiores escritoras do gênero no Brasil.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
A oportunidade de escrever sobre o que tenho vontade, debater temas utilizando a ferramenta
do gênero fantástico para provocar a reflexão e o debate. Mesmo na fantasia, os parâmetros
que temos para criar nossos personagens são aqueles que nos rodeiam. Criticamos e exaltamos
modelos de comportamentos, discutimos temáticas, propomos soluções e criamos universos
inteiros que buscam mostrar o que pode ser mudado no nosso, que jornadas podemos seguir para
alcançar objetivos maiores, e como conduzir os caminhos que nos levam a isso. Para os
leitores, a oportunidade de entretenimento, de ler uma boa estória, de provocar sua
curiosidade e desejo por mais, de ouvir comentários do tipo: “Nunca li nada parecido antes,
agora quero continuar” é a maior vitória. Já tive leitores que, depois de um contato com meu
trabalho, agradeceu por conhecer um tipo diferente de literatura, que abriu seus horizontes
e sua vontade em buscar mais coisas do mesmo tema.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Eu gosto muito de promover encontros literários nas escolas da minha cidade. Especialmente
com o publico infanto-juvenil e adolescente, tido como um público que não gosta de ler. Na
verdade, ele não é incentivado a isso. Veja os conteúdos programáticos das escolas?
Clássicos, clássicos e mais clássicos. Não há alternativas que o estimulem a gostar de
leitura. Não que os clássicos não sejam necessários, eu sou grande fã deles sempre, mas
quando adolescentes são obrigados a ler apenas por pressão de vestibular, a escola acaba
matando a semente da vontade de ler. O equilíbrio se faria necessário ai, pois adolescentes
acabam achando que a leitura é apenas um caminho para a Universidade, e nada mais. Perigosa
visão. Fora essas intervenções diretas, gosto de blogs, sites, e de realizar promoções de
livros em sites de parceiros. Esse ano doei exemplares de livros para o Concurso do
Estronho, para a Biblioteca da Penha, no Rio de janeiro, através da campanha da poetisa
Nana, e estou com uma promoção do O Grimoire dos Vampiros no Mundo de Fantas e outra que vai
começar na comunidade do Resenhas Literária, no Orkut.
6 - Que publicações você já tem?
Citarei algumas do período 2009 a 2010. Dimensões. BR – Andross Editora, O Grimoire dos
Vampiros(organização) - Literata, Folhas de Espantos – Literata, Marcas na Parede – Andross,
Fiat Voluntas Tua 2 – Multifoco, Femina – Multifoco, Metamorfose – a fúria dos Lobisomens –
All Print, Poe 200 anos – All Print, Paradigmas 4 – Tarja Editorial, Sombrias Escrituras –
contos de terror – Cidadela Editorial, O melhor do conto Brasileiro – CBJE, Olhares na Noite
– e-book.
7 - Quais são os seus projetos atuais?
Os próximos lançamentos são: Ufo – contos não identificados (organização) - Literata,
Historias fantásticas – volume 1 (organização)- Cidadela Editorial, Moedas para o barqueiro
– Andross, Tratado Secreto de Magia – Andross, Extraneus – volume 2 – Quase Inocentes –
autora convidada – Cidadela Editorial, Caldeirão da Bruxa (organização) – Multifico, Cruzada
– contos medievais (organização) – Multifoco, Próxima Estação – Andross, Pacto de Monstros 2
– Editora Multifoco, Sinistro 2 - Multifoco, Espectra – histórias de fantasmas (organização)
- Literata, Kukl – Assembléia de Bruxas – autora convidada – Literata. Além desses
trabalhos, também fiz o prefácio e resenhas dos livros Agridoce, de Simone O. Marques, e do
Homens Sem Rosto, de Renato G. Cunha, que serão lançados na Bienal de São Paulo desse ano.
Também fiz a apresentação do livro de contos Aos Olhos da Morte, de M.D.Amado, que também
será lançado na Bienal. E tem outros, como a parceria com uma nova revista eletrônica
(R.I.P) que será promovida pelo site Estronho, e novos projetos que irei anunciando aos
poucos.
8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Que leiam muito, rsrsrsrs. Apesar de redundante, essa afirmação é válida sempre. E aos novos
escritores um aviso: o melhor feedback que você receberá será o de seus leitores, sempre.
São eles que verdadeiramente dirão sobre seu trabalho, acompanharão seus escritos e serão
críticos de uma forma construtiva. Tenho acompanhado muitos posts, em blogs e comunidades,
em que os ditos “críticos literários” nada fazem a não ser denegrir e comentar de forma
pouco, ou nada crítica, os trabalhos de autores novos. Quem tem grande conhecimento tem uma
grande responsabilidade. Aqueles que se dizem experientes deveriam entender que autores não
nascem prontos e que talvez nunca fiquem, é um processo de crescimento e amadurecimento na
profissão, e que expor seu trabalho ao público é a melhor forma de evoluir. Não temam
criticas de nenhum tipo, nunca, pois se fizerem isso nunca mais irão escrever nada na vida,
e seus leitores não podem pagar por isso, certo? Aproveitem tudo, em função de sua arte.
.
Para conhecer mais do trabalho da Georgette, você pode acessar o seu blog pessoal, ou mesmo
mandar um e-mail a ela: [email protected] . E ainda pode conferir os blogs das suas
próximas coletâneas: Histórias Fantásticas, Cruzada e Caldeirão da Bruxa
https://georgettesilen.blog.terra.com.br
https://antologiahf.blogspot.com/ (Histórias Fantásticas)
https://cruzadacontosmedievais.blogspot.com/ (antologia Cruzada)
https://antologiacaldeiraodabruxa.blogspot.com/ (antologia caldeirão da bruxa)