M.D. Amado

Nome completo: Marcelo A Dias Amado
Idade: 41 anos
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Nem tem muito tempo. Tirando a época de escola, foi quase agora, com 35 anos que comecei a ler e comprar livros.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
A bem da verdade, fantasia é o subgênero que menos leio dentro da literatura fantástica, mas estou começando a procurar mais coisas. Na verdade, eu me interessei mais depois de ler Lordes de Thargor, do Rober Pinheiro. Achei sensacional a mistura que ele fez com o folclore brasileiro.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Não sei se pode ser considerada uma saga, e muito menos fantasia, mas até hoje Os Pilares da Terra de Ken Follett me marca muito. Em 2008, ele lançou o Mundo Sem Fim, que seria uma quase continuação de Pilares, pois seus personagens eram descendentes dos maravilhosos e cativantes personagens do primeiro livro. Na verdade foi a obra que me incentivou a retomar a leitura há seis anos atrás.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Posso responder por mim. Me desligo completamente dos problemas diários e do estresse do trabalho. Tanto lendo, quanto escrevendo. O “convívio” com os personagens diariamente faz a gente relaxar um pouco mais, fugir dessa correria diária. Atualmente estou praticamente apaixonado pela vampira Kaori (Kaori, perfume de vampira, Giulia Moon, Giz Editorial). E acredito que a literatura fantástica é uma excelente ferramenta para fazer com que os jovens tomem o hábito da leitura. Não interessa se é Harry Porter, Crepúsculo ou nossos excelentes escritores brasileiros. O importante é instigar, atiçar o jovem.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Bom, eu mantenho o site Estronho e Esquésito, que esse ano completa 14 anos de existência e nele o principal objetivo hoje é justamente a divulgação de novos autores. Independente de terem ou não livros publicados. O espaço é aberto para a divulgação de trabalhos voltados para a literatura fantástica em qualquer gênero. Além dos contos publicados, divulgo os lançamentos, blogs, zines etc. E agora estou lançando a coleção Extraneus, que inicialmente terá três volumes. O intuito é justamente misturar autores já conhecidos com a turma que está começando agora. Em cada volume são sete autores convidados e sete que serão selecionados através de concurso. Mas até mesmo entre os convidados tem gente nova, com quem eu tenho contato através de blogs e sei do talento que eles possuem e merecem uma oportunidade. O projeto pode ser encontrado clicando aqui.

6 - Que publicações você já tem?
Participei de algumas antologias nacionais… São elas: Necrópole 2 – histórias de fantasmas (Ed. Alaúde), Paradigmas Vol. 1 e também Vol. 4 (Tarja Editorial), Draculea – o livro secreto dos vampiros (Ed. All Print), Metamorfose, a fúria dos lobisomens (Ed. All Print), Poe 200 anos – contos inspirados em Edgar Allan Poe (Ed. All Print), O Grimoire dos Vampiros (Ed. Literata) onde também assino o prefácio… E para serem lançados, estou no Zumbis, quem disse que eles estão mortos? (Ed. All Print) como autor convidado e UFO – contos não identificados (Ed. Literata). Tenho um ebook gratuito chamado Empadas e Mortes e provavelmente em julho sai o meu livro solo, de contos, pela Multifoco.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Além da coleção Extraneus, que já citei acima e do livro solo de contos, estou ainda preparando um ebook de duetos, baseado nos textos publicados no meu blog “entre elas, um Amado”, onde faço parceria com várias escritoras amigas minhas. Também estou organizando em parceria com a Ana Carolina Giorgion, uma antologia de poesias sombrias, chamada Letras aos Corvos (www.letrasaoscorvos.blogspot.com) e agora em maio sai a revista eletrônica do Estronho, chamada R.I.P. - Read In Peace, que vai resgatar os contos e causos mais antigos do site, mesclando com novos textos de vários autores, selecionados por mim. Ufa… (risos) Ah, e tem dois projetos solo em andamento também, mas ainda é cedo pra falar deles.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Bora incentivar nossos autores! Tem muita gente boa ai. Tem muita gente pra meter o pau também, mas se eles fizessem um quinto do esforço que eles usam para humilhar pessoas que estão começando, para incentivar a literatura de um modo mais concreto, ou pelo menos mais maduro, seria de grande valia para todos, pois são pessoas (algumas) que realmente entendem do assunto e podem fazer a literatura fantástica brasileira melhor de qualidade. Mas preferem brincar de humilhar as pessoas e mostrarem que são extremamente cultas, entendidas e o car… a quatro. Se usassem seu conhecimento com um pouco mais de humildade, todos ganhariam. Mas é claro que exitem pessoas sérias também nesse meio. Críticos que podemos dar ouvidos e aceitar de bom grado suas observações. Pessoas que sabem lidar com outras pessoas. São poucas… Mas tem.. (risos) E Cristiano… Parabéns pelo seu trabalho. Sempre que posso divulgo suas promoções no Estronho. Parabéns pela iniciativa e competência. E muito obrigado pela oportunidade. Abraços horripilantes! M. D. Amado

.

Para conhecer mais do trabalho de M. D. Amado, você pode acessar seu site, o site Estrondo, o seu blog Entre Elas um Amado e o Verberar. Ou mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]