Andrés Carreiro
Nome completo: Andrés Carreiro Fumega
Idade: 33
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Quando eu era pequeno, costumava folhear os livros que ganhava (todos infantis), mas não os lia de verdade. A partir dos 11 anos, comecei a ler (obrigado pelo colégio) alguns daqueles livros da coleção Vagalume. Mas o momento em que realmente comecei a criar o gosto (verdadeiro) pela leitura foi aos 13 anos, com HQs, e um ano depois migrei para os livros em definitivo. Depois disso foi um caminho sem volta, onde cada gênero novo descoberto confirmava minha paixão pela literatura.
2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Parece um pouco clichê, mas não é: para fugir um pouco da realidade. Quando embarcamos numa jornada fantástica oferecida por um bom livro, podemos suprir aquilo que as nossas rotinas, a nossa realidade, as nossas limitações não nos permitem fazer, nos trazendo um equilíbrio mental. Ler um livro de fantasia nos leva a lugares, a vidas que nenhuma fortuna do mundo poderia nos proporcionar. É uma das melhores válvulas de escape do cotidiano que existem.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
O Senhor dos Anéis (J.R.R.Tolkien), A Torre Negra (Stephen King) e Conan, o Cimério (Robert Howard). Gosto delas porque os autores conseguiram exatamente transportar os leitores para mundos inusitados, bem construídos. Quase que literalmente viajamos sem sair do lugar.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
O livro de fantasia não é só a alegoria que lhe proporciona o corpo final. Quando uma história fantástica é bem construída ela trata na verdade de seres humanos. O herói é sempre levado ao desconhecido e se supera durante a jornada. Acho que a idéia de superação está sempre presente neste tipo de livro, acrescentando não só para mim, mas também aos outros leitores a “ coragem” necessária para ultrapassar os obstáculos da vida comum. O livro de fantasia, num certo ponto de vista, faz a realidade ser menos amarga.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Sempre que posso, escrevo no meu blog minha opinião sobre estes livros para que o leitor que se identifique com meu gosto possa conhecer e se estimular com a leitura apresentada. Troco, também, opiniões com amigos e conhecidos que compartilham do mesmo gosto pela leitura.
6 - Que publicações você já tem?
Publicado até o momento, A Essência do Dragão: Ressurreição (Editora Novo Século). Estou participando de duas antologias que sairão ano que vem, Histórias Fantásticas Vol. 2 organizada pela escritora Georgette Silen (Cidadela) e Coleção Extraneus Vol. 2 organizado pelo escritor M.D.Amado.
7 - Quais são os seus projetos atuais?
Escrever as continuações da Saga A Essência do Dragão, Vol. 2 Ciclos e Vol. 3 Evolução.
8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Gostaria de agradecer a você, Emerson, pela oportunidade de conversar um pouco sobre o livro. Para os leitores que ainda não conhecem A Essência do Dragão, faço o convite para se deixarem levar por esta aventura fantástica. Para aqueles que resolverem se aventurar, digo: bem-vindo ao mundo dos dragões. Preparem-se para uma nova experiência. Vejam os dragões como nunca foram retratados antes.
.
Para conferir as novidades sobre o Andrés, você pode acessar seu blog, adicionar seu livro no Skoob, seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]