Douglas MCT
Nome completo: Douglas MCT
Idade: 27 anos
Cidade/Estado: São Paulo/SP
1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde os 3 anos, quando aprendi a ler. Comecei com histórias em quadrinhos e livros infantis e nunca mais parei.
2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
A literatura fantástica me atrai mais pela possibilidade de viajar para outros mundos ou me aventurar em situações fora do lugar-comum e, na maioria das leituras, me surpreender. A Fantasia é a ficção sem fronteiras.
3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
A “Trilogia Fronteiras do Universo”, de Philip Pullman, pela genialidade do autor em criar personagens críveis em nível épico, num mundo real e sombrio, com elementos fantásticos e extremamente criativos.
A série “A Torre Negra”, de Stephen King, pela trama impressionantemente diferente neste meio, que nos faz explorar mundos conhecidos por uma ótima totalmente nova. Ele quebra muitos paradigmas do gênero nessa trama, é inspirador.
E a “Trilogia Tormenta”, do nacional Leonel Caldela, pelo experimentalismo no desenvolvimento do plot e a maestria no uso da pena para criar personagens e situações bem contextualizados, com uma linguagem única.
4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Acho que toda leitura é uma escola para o autor que realmente ama aquilo que faz e pretende evoluir neste meio. Cada uma dessas e outras séries – fantásticas ou mainstream –, assim como outras mídias: seriados, filmes, animações, quadrinhos etc, influenciam, inspiram, me motivam diariamente, tanto no processo criativo, no desenvolvimento do roteiro da história, quanto na forma como produzo meu texto.
São elementos essenciais.
5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Além do boca a boca (que tem uma força descomunal para divulgação), também utilizo do meu Twitter (@DouglasMCT) para espalhar e incentivar o trabalho de meus colegas, além do meu. As mídias sociais tem a melhor das expansões para quem pretende divulgar seu material nos dias de hoje. Não pode ser evitada.
6 - Que publicações você já tem?
O conto de investigação noir e fantástica “O Misterioso Caso do Unicórnio Azul”, na coletânea Anno Domini: Manuscritos Medievais (Ed. Andross, 2008); a trama de vampiro intimista, num orfanato com crianças, “Torniquete”, na seleta Território V (Ed. Terracota, 2009); a estranha ficção alternativa steampunk, “Bonifrate”, na coleção Imaginários 3 (Ed. Draco, 2010); e meu romance de estreia, “Necrópolis: A Fronteira das Almas”, lançado pela Draco no início de novembro.
7 - Quais são os seus projetos atuais?
“A Fronteira das Almas” é o primeiro livro de 6, da série Necrópolis, ao qual me dedico há 5 anos e que muito provavelmente me tomará 5 ou mais anos para conclusão. Fico imensamente feliz e satisfeito em saber que ela esgota semanalmente em grandes e pequenas redes livreiras pelo país e, enquanto respondo essa entrevista, o livro está indo para sua terceira reimpressão. Então, um dos meus projetos atuais é o segundo livro dessa saga.
Além deste, ainda tenho roteiros de dois projetos em quadrinhos (um com editora, contrato assinado desde 2009), algumas coletâneas que recebi convite para escrever contos e um novo romance fantástico em desenvolvimento.
8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Que continuem lendo, divulgando e apoiando a literatura nacional, que não deve nada a estrangeira. Que continuem sonhando e mantendo o bom senso com firmeza, pé no chão. Porque não basta querer, tem de fazer acontecer. Oportunidades não chovem, você faz sua sorte. Realize, mostre ao mundo a que veio. E tenha sucesso.
Obrigado à equipe do Blog CT, que acompanho desde sempre, que faz um trabalho de alta competência neste meio fantástico. Um grande abraço!
.
Para conferir as novidades sobre o Douglas, você pode acessar o site de seu livro, seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]