André Bozzetto Jr.
Nome completo: André Bozzetto Junior
Idade: 29 anos
Formação: Graduado em História e Mestre em Letras
Cidade/Estado: Pinhalzinho/SC
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde sempre. Antes mesmo de eu ser alfabetizado os meus pais já compravam para mim aqueles livros infantis compostos apenas por ilustrações e, conforme eu ia crescendo, a complexidade dos livros também aumentava. Sempre digo que só sou um escritor hoje graças à infinidade de livros e revistas em quadrinhos que li durante toda a infância e a adolescência e que, sem dúvida, me inspiraram bastante. Sou muito grato aos meus pais por sempre terem priorizado me presentear com livros e revistas do que com brinquedos, por exemplo.
2 – Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Porque é divertido (risos)! Não creio que seja necessária uma explicação mais profunda do que essa.
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Acho que as sagas estão mais atreladas à fantasia e a outros subgêneros da literatura fantástica distintos do terror, que é o que realmente me agrada e me interessa. Nesse caso, com certeza a minha série favorita é composta pelos Livros de Sangue, de Clive Barker. Li toda a série depois de já ter ingressado no Mestrado e confesso que fiquei muito impressionado. Jamais imaginei que com quase trinta anos de idade ainda iria ler algo capaz de me deixar verdadeiramente chocado e assustado (risos)! Posso citar ainda as Crônicas Vampirescas, de Anne Rice e todas as obras de H. P. Lovecraft em que ele desenvolve a mitologia em torno do Necronomicon.
4 – Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Eu acredito que a literatura fantástica, assim como qualquer outra vertente literária, pode agregar uma infinidade de significações, dependendo da abertura que cada leitor der a isso. É algo subjetivo. Porém, como já mencionei na resposta da segunda pergunta, para mim se a literatura fantástica tiver apenas a função do entretenimento já está de bom tamanho. Ninguém pode viver apenas à custa de trabalho, estudo e compromissos, de forma que, nesse sentido, um bom livro pode ser um excelente alento para a mente e para a alma. Sempre costumo dizer que, com os meus livros de literatura fantástica, tento oferecer aos leitores algo que considero divertido, mas ao mesmo tempo despretensioso. Em outras palavras: escrevo os livros que eu próprio gostaria de ler ao encontrá-los em uma livraria.
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Eu mantenho um blog intitulado Escrituras da Lua Cheia, onde publico meus contos e também os de autores convidados. Creio que isso seja uma significativa forma de divulgação, pois muitas pessoas que adquiriram o Na Próxima Lua Cheia disseram que se sentiram motivadas a comprar o livro depois de terem lido os contos do blog. Como professor, também procuro incentivar os meus alunos a buscarem contato não só com a leitura científica e acadêmica, mas também com a literatura e, obviamente, com as vertentes oriundas da literatura fantástica.
6 – Que publicações você já tem?
Em se tratando de literatura fantástica, tenho os romances Odisséia nas Sombras (1998) e na Próxima Lua Cheia (2010). Também tenho contos incluídos nas antologias Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens e Draculea II – O Retorno dos Vampiros. Em 2011 ainda serão lançadas outras quatro antologias das quais participo como autor convidado, sendo elas Extraneus II – Quase Inocentes, Histórias Fantásticas – Vol. III, Cursed City e VII Demônios – Mammon. Além disso, ainda publiquei em 2004 dois livros de não-ficção, voltados à área da História.
7 – Quais são os seus projetos atuais?
Tenho um novo livro de lobisomens já concluído e ele será publicado no segundo semestre de 2011. Creio que em breve teremos a capa pronta e os detalhes acertados com a editora, de forma que poderemos iniciar a divulgação.
8 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Quero agradecer pela oportunidade de divulgar o meu trabalho e deixar o meu e-mail, caso algum leitor queira entrar em contato: [email protected]. Um grande abraço!
.
Para conferir as novidades sobre o André, você pode acessar o site de seu livro, seu blog e seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]